17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

CRIMINALIDADE: Bento Gonçalves registra redução nos índices em 2020

Números tiveram significativa diminuição no período de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2019, com destaque para a queda de 52% no número de casos de homicídios no município.

04/12/2020 às 14h04 Atualizada em 10/12/2020 às 17h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

Em 2019, os números da criminalidade em Bento Gonçalves assustaram, a exemplo do número de homicídios, que ultrapassou a casa dos 50 casos, sendo 54 mortes violentas registradas no município. Neste ano, os índices diminuíram drasticamente em todos os tipos de delitos na cidade, sobretudo no número de homicídios. De acordo com o Tenente-Coronel do 3º Batalhão de Áreas Turísticas Paulo César de Carvalho, a diminuição não se deve somente ao cenário da pandemia, mas também através da aplicação do policiamento ostensivo preventivo no município.

Por conta do alto índice de casos de homicídios em Bento em 2019, a cidade foi incluída no RS Seguro, ao lado de outros 23 municípios. No período de janeiro a novembro de 2020, Bento Gonçalves registrou 24 casos de homicídios, com uma redução de 52% em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 50 mortes violentas na cidade.

Durante os 11 meses, pelo menos em dois não houve nenhum registro de homicídios na cidade. “Em janeiro já tínhamos zerado esses homicídios, então antes de ocorrer a pandemia já tínhamos a diminuição desses índices, e acabamos zerando de novo agora no mês de novembro. Hoje, fazendo uma comparação com 2019 e 2020, estamos com uma queda de 52% de homicídios dolosos consumados em Bento Gonçalves”, pondera o tenente-coronel.

O comandante da Brigada Militar destacou também a parceria do órgão junto à Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público, a qual auxiliou para que se protagonizasse uma redução nos índices de criminalidade. “Na metade do ano tivemos a prisão do membro do PCC e recordamos que a Brigada Militar fez um trabalho juntamente com o Ministério Público para prendermos um dos “torre” do PCC na nossa região aqui de Bento Gonçalves”, ressalta.

Números de delitos como roubos e furtos diminuem no município

Além da diminuição na taxa de homicídios, também houve redução em crimes de outras naturezas. Os roubos de veículos tiveram um decréscimo de 21,43%, sendo 28 casos registrados em 2019 e 22 em 2020 no período de janeiro a novembro. Os roubos a comércio reduziram em 25%, com 27 casos neste ano, enquanto que no ano passado foram registrados 36 casos.

Em 2020, de janeiro a novembro, ocorreram 28 casos de furto/arrombamento de estabelecimentos comerciais, enquanto que, no ano passado, no mesmo período, foram contabilizados 45 casos, o que corresponde a uma redução de 37,78%. Os roubos a coletivos e táxis também diminuíram. Enquanto que em 2019 houve seis registros, neste ano ocorreu apenas um.

Para a redução destes delitos, sobretudo na área central do município, o Tenente-Coronel Carvalho salienta o trabalho protagonizado pela ROCAN, pelo policiamento comunitário e, sobretudo, pelo sistema de georreferenciamento. “Destaco o trabalho da nossa ROCAN, que foi direcionada para a área central e para alguns bairros onde realmente o comércio funciona e conseguimos baixar bastante esses índices. Também destaco o trabalho incansável do policiamento comunitário e a nossa base móvel, que ficou praticamente o ano inteiro no centro da cidade, fazendo com que o nosso centro ficasse bastante seguro”, explica.

O número de registros de furto/arrombamentos de residências também reduziu em 2020. Enquanto que em 2019 foram 54 casos, neste ano houve o registro de 33 situações correspondentes a esse delito, ou seja, uma redução de 38,39%.

O trabalho de georreferenciamento, segundo o comandante da Brigada Militar, foi primordial para a diminuição deste índice, sobretudo em bairros mais afastados da zona central do município. “Não podemos esquecer dos nossos bairros e vilas, com nossa Força Tática sendo utilizada diretamente nesses locais fazendo o georreferenciamento. Nós georreferenciamos qual é o bairro ou vila que está com mais problemas de criminalidade e, em cima disso, fizemos um planejamento do policiamento direcionado nesses locais”, salienta.

O comandante também faz menção ao Centro Integrado de Operações de Bento Gonçalves, no qual servidores da Guarda Municipal e Brigada Militar faz o acompanhamento das câmaras de videomonitoramento 24 horas por dia. Também exalta a Guarda Municipal e a patrulha rural – que tem parceria com o sindicato rural para o georreferenciamento de áreas do interior -, destacando suas parcelas de contribuição para a redução dos índices de criminalidade na cidade.

Em 2020 foi registrada, até o momento, uma redução de 25,37% nas ocorrências envolvendo furtos de veículos. No mesmo período de janeiro a novembro, em 2019 foram 134 casos, enquanto que neste ano ocorreram 100 delitos desta natureza.

O Tenente-Coronel Carvalho salienta que houve um aumento de furtos de veículos no mês de outubro em função da soltura de alguns apenados envolvidos com esse tipo de delito. “Juntamente com a Polícia Civil chegamos a um deles, que estava cometendo esses furtos. Essa mesma pessoa há uma possibilidade de ter furtado cerca de 19 veículos só no mês de outubro em Bento Gonçalves. Com a prisão dele a tendência foi diminuir, em virtude de que já vínhamos com esse índice controlado e não houve um aumento nos comparativos”, explica.

O comandante do 3º BPAT cita como características desse delito, o qual geralmente são carros antigos, que são furtados através de chave micha, e que normalmente são furtados em um determinado bairro e largado em outro bairro – possivelmente para a prática de outros delitos.

O cenário atual provocado pelo coronavírus teve influência direta na redução dos índices de criminalidade no município. Porém, o comandante observa que os números já vinham decrescendo mesmo antes do início da pandemia. “Os números já vinham bastante diminuídos antes da pandemia, antes de março. Com certeza um pouco dessa diminuição tem a ver com a pandemia, mas no seu todo realmente foi com a aplicação do policiamento ostensivo preventivo, usamos muito o setor de inteligência. Foram duas pilastras: o setor de inteligência, com informações precisas, com levantamento dos locais onde estavam ocorrendo os delitos, e a aplicação cirúrgica do nosso efetivo”, destaca.

Para dar sequência à diminuição gradativa dos índices de criminalidade, o comandante pondera a importância do apoio e colaboração da comunidade de Bento Gonçalves. “Pedimos para que a população continue atenta e solicitamos que as pessoas façam o registro das ocorrências. Um delito pequeno muitas vezes as pessoas não fazem o registro, mas para nós é muito importante pois a Brigada Militar trabalha em cima dos registros de ocorrência, de estatísticas”, ressalta o Tenente-Coronel Carvalho.

A população pode auxiliar a Brigada Militar através da realização de denúncias  anônimas por meio do 190 ou do whatsapp (54) 99657-1353 – o qual também preserva o sigilo do denunciante. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários