Após o anúncio do Governo de Estado a respeito do endurecimento das normas do Distanciamento Controlado para tentar frear uma nova onda da Covid-19 no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves também prepara medidas de controle para barrar a disseminação do coronavírus, depois de ser enquadrada em bandeira vermelha. Quem também se organiza para cobrar de forma mais intensa o cumprimento das normas recentes é a Brigada Militar, que será a responsável pela fiscalização no município.
Nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, a prefeitura já anunciou a suspensão dos eventos na Via del Vino e da caravana natalina que circula pelos bairros da cidade, pelo menos até a próxima semana. Brinquedos e equipamentos de academia instaladas em praças e parques serão temporariamente interditados. Reuniões de pessoas em espaços públicos, como aglomerações em torno de veículos com som automotivo, também serão coibidas – em alguns pontos, como a avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto, até mesmo vagas de estacionamento serão provisoriamente bloqueadas.
De acordo com o governo municipal, a situação será avaliada semana a semana, para que sejam estudados, dentro do permitido pelo Estado, possíveis afrouxamentos das normas. "Neste momento, o município não possui qualquer ferramenta de flexibilização. Ou seja somos obrigados a seguir este regramento", pondera o prefeito Guilherme Pasin. Em termos administrativos, o chefe do Executivo local garante que a aplicação de multas será a última instância, mas pede que haja bom senso para que, com a melhora nos índices, a semana que vem já seja de bandeira laranja.
A Brigada Militar pretende, inicialmente, promover abordagens orientativas, solicitando à comunidade e às empresas o cumprimento da lei. Entretanto, a corporação já prepara o seu efetivo para operações mais amplas, para garantir que, de fato, não ocorra nenhuma infração por parte da população e de estabelecimentos da cidade. "As medidas serão tomadas de acordo com a proporção verificada em cada local. Existe uma progressão de ação, que vai desde a orientação até o limite extremo que é a prisão, no caso de descumprimento das normas. Mas a Brigada Militar visa sempre, de início, a tentativa de fazer com que as pessoas evitem descumprir essas normas", conclui o major Luis Fernando Becker, subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat).
Na manhã desta terça-feira, uma reunião foi realizada no Salão Nobre, para esclarecer a entidades do município como será o andamento dos trabalhos e das restrições ao longo dos próximos dias. Na ocasião, prefeito e secretários destacaram a necessidade de um "esforço emergencial" pelos próximos 15 dias, para contribuir com os números da região, já que, segundo o Poder Público, Bento Gonçalves tem se mantido em condição estável e apresentado, principalmente, casos de contágio em grau leve, com processo de cura que gira em torno de 10 dias.
Mín. 13° Máx. 29°