Uma moradora de Bento Gonçalves que precisou buscar um simples esquema vacinal na Unidade Básica de Saúde do São Roque, junto ao Pronto Atendimento 24h Zona Norte, em meados de novembro, relatou à reportagem do NB Notícias uma situação que a deixou apreensiva quantos aos riscos de contágio por coronavírus no local. Segundo a denúncia da mulher, que pediu para não ser identificada, tanto ela como outros usuários que aguardavam para serem atendidos – incluindo idosos, uma gestante e crianças que acompanhavam os pais – dividiam, naquele dia, logo cedo pela manhã, uma mesma fila na qual havia ao menos um homem com sintomas associados à Covid-19.
De acordo com ela, além deste problema, há também o compartilhamento do mesmo espaço entre possíveis infectados e os demais frequentadores na antessala onde estão instaladas cadeiras para a espera dos serviços. Foi para ali que o mesmo rapaz que estava mal na fila foi encaminhado, junto com a moça que o acompanhava. "Eles ficaram um tempo na fila junto conosco, mas, como ele estava muito mal, entrou lá e sentou, ao lado de uma mãe que estava amamentando. E lá nas cadeiras não tem nada de separação também", conta a denunciante.
A mulher prossegue narrando a cena: "Quando eu me aproximei da porta da antessala, que antes a fila estava lá fora, o rapaz saiu de lá, para vomitar ali no gramado. Então questionei a acompanhante dele: 'Ele está muito mal, né?'. Ela respondeu: 'Sim, desde ontem com febre que não baixa e muita dor de cabeça'. Aí minha ficha caiu, fiquei indignada", afirma.
A presença do ambiente de triagem de Covid-19 ao lado da sala de vacinas também é outro fator que, conforme a mulher, tem gerado aflição inclusive em funcionários. "Na Secretaria da Saúde me disseram que não podem fazer nada. A sala de vacina era lá dentro da UBS. Aí, veio a Covid a simplesmente colocaram eles lá atrás. Estava ótimo, confesso, até aparecer a triagem da Covid lá", completa. O temor se agrava neste período de novas matrículas, no qual os responsáveis precisam, por exemplo, buscar o mesmo esquema vacinal que ela foi retirar.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A prefeitura informa, através de sua assessoria, que "no Pronto Atendimento Zona Norte há um espaço pela parte lateral para pacientes com sintomas da Covid-19. O local conta com um médico especifico para atendimento destes pacientes". Ainda, destaca que "mesmo com a diferenciação de atendimento para os pacientes com suspeita, são tomadas as medidas de prevenção e segurança, com higienização constante do local e utilização obrigatória de máscara".
Mín. 13° Máx. 29°