16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Eleitores dão recado nas urnas que não querem radicalismo de esquerda ou de direita

Eleições no Rio Grande do Sul e em municípios da Serra Gaúcha mostram que estratégias adotadas por PT e da ala Bolsonarista não foram aceitas na hora do voto.

30/11/2020 às 11h01 Atualizada em 06/12/2020 às 17h28
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A população da Serra Gaúcha, e também do Rio Grande do Sul, deu um recado importante nas urnas nas eleições municipais. O eleitor não quer mais saber de radicalismos, sejam eles de direita ou de esquerda. O voto nas urnas elegeu, em sua maioria prefeitos de partidos tradicionais, como PP, MDB e PSDB. Tanto PT, radical de esquerda, como a ala Bolsonarista, de extrema direita, sofreram derrotas acachapantes por todo o Brasil.

Na Serra Gaúcha, o Progressistas (PP) foi o partido que mais elegeu prefeitos. Foram 18 cidades no total, vencendo em municípios como Farroupilha (terceira maior cidade da região) e Gramado. O MDB foi o segundo com o maior número de prefeitos da região. Venceu em cidades menores, mas fez 13 prefeituras, comandando municípios como Canela e Nova Prata, por exemplo.

O PSDB também demonstrou uma força na região que não tinha até então. Venceu em apenas cinco cidades, mas elegeu o prefeito nos dois principais municípios da Serra: Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Em Bento, ainda existe a apreensão do partido, devido à cassação da candidatura do prefeito eleito Diogo Siqueira e seu vice Amarildo Lucatteli. Além delas, o partido também venceu em Vacaria, Nova Petrópolis e Boa Vista do Sul.

Rio Grande do Sul também destaca os 3 partidos

No Rio Grande do Sul, o MDB conseguiu retomar o comando da capital. Sebastião Melo venceu Manuela D'Ávila (PC do B) com boa diferença de votos. Além de Porto Alegre, o MDB também vai comandar outras 5 das 30 maiores cidades gaúchas, com destaque para Gravataí, Alvorada e Rio Grande. O crescimento do PP no Rio Grande do Sul foi nítido. Além de se destacar na Serra Gaúcha, o partido também foi bem em todo o estado, mas em municípios menores, com população até 150 mil habitantes. No TOP 30 populacional, o PP venceu em 10 cidades. Já o PSDB, foi vencedor em 6 cidades entre as 30 maiores, mas todas elas de grande população e estrategicamente importantes para a economia do Rio Grande do Sul. O partido venceu em Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Viamão. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários