A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) apresentou recurso ao governo do estado na noite deste sábado, 28, para manter a Serra Gaúcha em bandeira laranja. A entidade solicita a retificação em 5 dos 11 itens avaliados que garantiriam a região fora da bandeira vermelha. A decisão final será divulgada na tarde desta segunda-feira, 30 de novembro.
De acordo com a Amesne, há divergência entre os números apresentados pelo Governo do Estado nos indicadores de SRAG, leitos clínicos, leitos de UTI, leitos livres e capacidade de atendimento. A entidade defende que houve queda no número de hospitalizações em relação a semana anterior na maioria dos municípios. O aumento desproporcional em relação ao número de habitantes ocorreu pontualmente nas cidades de São Marcos, Vacaria, Guaporé, Bom Jesus e Flores da Cunha.
Uma das mudanças de rumo adotadas pela Amesne é providenciar o atendimento imediato quando o paciente apresenta os primeiros sintomas da doença. O foco no tratamento deve ser imediato, conforme orientação atual do ministério da saúde e se por orientação médica entender que seja necessária a internação de um paciente do grupo de risco para evitar uma complicação maior ou até mesmo um agravamento da saúde que possa levar a utilização de um leito de UTI.
Mín. 17° Máx. 27°