O deputado federal Osmar Terra (MDB) está há quatro dias internado na UTI do Hospital São Lucas em Porto Alegre. Ele foi acometido pela Covid-19 no dia 13 de novembro e viu seu quadro de saúde piorar nos últimos dias. Segundo boletim médico, seu quadro de saúde é considerado estável.
Além de deputado, Osmar Terra é médico, e ficou conhecido nacionalmente por ser radicalmente contra a política de isolamento adotada no país contra a pandemia do coronavírus. Ao anunciar que tinha contraído a doença no dia 13, Terra comunicou que estava assintomático e iria começar um tratamento com hidroxicloroquina e ivermectina. No domingo, 22, o deputado usou suas redes sociais informou que precisaria se internar para a realização de exames e fisioterapia pulmonar. "Estou fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da Covid, no Hospital da PUC-RS, visando acelerar volta ao trabalho o mais breve possível", afirmou Osmar Terra no Twitter.
Em sua reportagem, GauchaZH informou que o deputado está internado na UTI do Hospital São Lucas, em Porto Alegre. Com parte da capacidade pulmonar comprometida, Terra foi submetido a um procedimento chamado oxigenioterapia de alto fluxo, uma técnica de ventilação não invasiva. Aos 70 anos, o deputado respira com a ajuda de uma cânula nasal, pela qual uma máquina envia uma concentração maior de oxigênio para os pulmões. O procedimento é adotado em pacientes com dificuldades respiratórias e muitas vezes evita a intubação.