Você já ouviu falar das Pancas? A sigla é utilizada para nomear as plantas alimentícias não convencionais que podem incrementar o cardápio por serem nutritivas e saborosas. A mais conhecida é a ora-pro-nóbis, que apresenta uma grande quantidade de proteína e ferro e, por isso é usada para auxiliar no combate de anemias. Ela também é rica em vitaminas C, A, B e fibras que promovem o bom funcionamento do intestino.
As pancs podem estar naquele vaso, pracinha e até mesmo naquela horta comunitária do seu bairro, só que aos olhos despercebidos, podem parecer apenas um mato qualquer ou um objeto de decoração. Só no Brasil, há pelo menos 3 mil espécies de plantas alimentícias reconhecidas e catalogadas. Porém, com a instalação das grandes monoculturas e o crescimento da população, nossa alimentação ficou baseada em uma pequena parcela de alimentos, excluindo uma boa parcela dessas plantas que podem ser facilmente encontradas e incluídas no cardápio.
É importante esclarecer que nem tudo que se vê crescendo por aí é uma panc, existe muita planta venenosa e perigosa na natureza, por isso é importante pesquisar antes de incluir na alimentação. Confira algumas pancs!
Capuchinha: a flor comestível é naturalmente antibiótica, desinfetante, digestiva, diurética e anti-inflamatória, pois conta com grande quantidade de vitamina C em suas folhas. A capuchinha também pode ajudar a tratar infecções urinárias.
Peixinho: essa folha pode ser consumida frita, empanada ou à milanesa como se fosse um peixe. A planta também apresenta cálcio, magnésio, fósforo e minerais que ajudam na calcificação óssea e formação dos dentes, além de ter ação medicinal, já que possui ação microbiana e emoliente, sendo eficaz contra tosses e irritações da faringe.
Almeirão-do-campo: suas folhas apresentam alto teor de cálcio, zinco, fósforo e potássio. Sua ação ação antioxidante ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, além de ter efeito diurético auxiliando quem precisa controlar o peso e melhorar o funcionamento do aparelho gastrointestinal.
Alcachofra: o alimento possui proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas A, C e B2. A planta com poucas calorias contribui para a redução do colesterol, saúde do fígado, diminui a glicemia e controla pressão arterial.
Mín. 13° Máx. 29°