Sem chances de classificação, o Brasil de Farroupilha visitou o Fluminense, na última sexta-feira (13), no Rio de Janeiro-RJ, pela última rodada da fase classificatória do Brasileirão Feminino Série A2. A equipe rubro-verde se despediu da competição nacional com uma derrota por 3 a 0 diante das cariocas, terminando na penúltima colocação do grupo F com três pontos.
Na etapa inicial, o Brasil fez frente à equipe da casa, conseguindo frear o poderio ofensivo adversário. O Fluminense teve maior volume de jogo nos primeiros 15 minutos inicias, porém pouco ameaçava o gol defendido pela goleira rubro-verde. O Brasil apostava nos contra-ataques e na bola parada para buscar o gol, enquanto que o time carioca, sem conseguir quebrar a defesa da equipe gaúcha, arrematava de longe, parando nas boas defesas da goleira Bina.
No segundo tempo, o Brasil quase abriu o placar. Greyce ganhou a dividida, deixou a marcação para trás e finalizou no travessão. A resposta do Fluminense veio logo depois. Aos 8 minutos, a zagueira Letícia derrubou a atleta da equipe da casa na área, resultando em pênalti para as cariocas. Letícia cobrou com perfeição para colocar o Fluminense na frente do placar, 1 a 0. Aos 25 minutos, Fernanda, em cobrança de falta, ampliou a vantagem para as donas da casa. Aos 43 minutos, Rayane deu números finais à partida: 3 a 0 para o Fluminense.
Com a derrota, o Brasil finalizou sua primeira participação de sua história em uma competição nacional de futebol feminino na 5ª colocação do grupo F com três pontos conquistados – uma vitória e quatro derrotas.
Brasil direciona foco para o Campeonato Gaúcho
Em busca do bicampeonato do interior, o Brasil de Farroupilha agora volta as suas atenções exclusivamente para o Campeonato Gaúcho de 2020. O Brasil está no grupo A, ao lado do Internacional e João Emílio, de Candiota. No grupo B estão o Grêmio, Oriente, de Canoas, e Estrela.
A equipe rubro-verde estreia na competição estadual no dia 29 de novembro, diante do Internacional, atual campeão gaúcho feminino, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. Na rodada seguinte, as gurias rubro-verdes folgam e voltam a campo no dia 13 de dezembro para enfrentar o João Emílio, em Candiota.
Os campeões das chaves decidem o Gauchão em jogo único no dia 20, em local a ser definido pela FGF. Os vices disputam o 3º lugar e na véspera, dia 19, com mando do vice de melhor campanha. Como a Dupla Grenal está na elite do futebol brasileiro feminino, a briga pela vaga à Série A2 está entre os times do interior do Estado.
Mín. 17° Máx. 27°