A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na última segunda-feira (09), de forma remota, o congresso técnico do Campeonato Gaúcho Feminino de 2020. Neste ano a competição estadual contará com a participação de seis equipes, dentre elas o Brasil de Farroupilha, atual campeã do interior. A meta principal do time rubro-verde é defender o título para se garantir novamente no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. A competição estadual tem início previsto para o dia 29 de novembro.
As seis equipes confirmadas foram divididas em dois grupos de três equipes. O Brasil de Farroupilha estará no grupo A, ao lado do Internacional e do João Emílio, de Candiota. Na chave B estão o Grêmio, Oriente, de Canoas, e Estrela/Lajeadense. Na fase classificatória, os líderes de cada grupo se classificam para a final, enquanto que os segundos colocados de cada chave decidem o título do interior e a vaga ao Brasileirão Série A2 de 2021.
Na primeira fase, o Brasil estreia diante da forte equipe do Internacional, no dia 29 de novembro. Na segunda rodada, o time rubro-verde folga, retornando aos gramados somente no dia 13 de dezembro, quando enfrenta o João Emílio, em Candiota.
No ano passado, o Brasil protagonizou a sua melhor campanha de sua história na disputa do Campeonato Gaúcho Feminino, sagrando-se campeão do interior sobre a equipe do Oriente, de Canoas. O título credenciou o time rubro-verde a disputar pela primeira vez uma competição nacional de futebol feminino.
Antes das partidas, todas as atletas e profissionais que irão trabalhar nas partidas deverão realizar o teste para Covid-19, o qual, num primeiro momento, a FGF vai arcar com parte das despesas, ficando a cargo das equipes custear o restante do valor.
O pontapé inicial do Campeonato Gaúcho será no dia 29 de novembro, estendendo-se até o dia 20 de dezembro, quando ocorre a final.
Brasil-FAR finaliza participação no Brasileirão Feminino A2 diante do Fluminense-RJ
As gurias rubro-verdes visitam nesta sexta-feira (13) o Fluminense, no Rio de Janeiro-RJ, em confronto válido pela última rodada da fase classificatória da competição nacional. Com apenas três pontos somados, o Brasil ocupa a penúltima colocação do grupo F e não possui mais chances de classificação. Em quatro jogos, a equipe de Farroupilha conquistou uma vitória, sobre a Chapecoense-SC, e sofreu três derrotas, para o Napoli-SC, Toledo-PR e Athletico-PR.
Campeonato Gaúcho Feminino 2020:
Grupo A: Internacional, Brasil de Farroupilha e João Emílio;
Grupo B: Grêmio: Oriente e Estrela/Lajeadense.
Tabela de jogos do Brasil-FAR:
29/11 - Brasil-FAR x Inter – Estádio das Castanheiras, Farroupilha;
13/12 – João Emílio x Brasil-FAR – Candiota.
Mín. 17° Máx. 27°