O Banrisul registrou lucro líquido de R$ 495,1 milhões entre janeiro e setembro de 2020, 46% inferior ao lucro líquido ajustado do mesmo período de 2019. O retorno anualizado foi de 8,2% sobre o patrimônio líquido médio. O desempenho no período reflete, especialmente, redução da margem financeira, maior fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito, despesas com provisões de perdas em processos trabalhistas, retração das receitas de tarifas e de serviços e redução das despesas administrativas, entre outros fatores.
O patrimônio líquido atingiu R$ 8,4 bilhões em setembro de 2020, aumento de R$ 620 milhões ou 8% em 12 meses. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 90,2 bilhões em setembro de 2020, com crescimento de 11,8% em relação ao registrado em setembro de 2019, ampliação proveniente, especialmente, do crescimento na captação de depósitos.
Os recursos captados e administrados alcançaram saldo de R$ 78,5 bilhões em setembro de 2020, incremento de R$ 8,4 bilhões ou 12% em relação ao mesmo mês de 2019, compostos, principalmente, por depósitos a prazo, de poupança e à vista.
Crédito
A carteira de crédito do Banrisul registrou saldo de R$ 36,3 bilhões em setembro de 2020, expansão de R$ 1,6 bilhão ou 4,6% nos 12 meses. O resultado é em decorrência, especialmente, da carteira comercial, que registrou saldo de R$ 27,5 bilhões, aumento de R$ 1,1 bilhão ou 4,3% em um ano.
Neste período de enfrentamento da crise da pandemia, o Banrisul, como banco público, tem um importante papel na oferta de crédito para pessoa física, principalmente empréstimos consignados, e para microempreendedores individuais e microempresários.
O crédito comercial pessoa física, refletindo a estratégia de negócios da instituição, apresentou crescimento de R$ 906,7 milhões ou 4,4% nos 12 meses, alcançando R$ 21,4 bilhões em setembro de 2020. A evolução foi influenciada especialmente pelo crescimento do saldo das operações de crédito consignado, que alcançaram o montante de R$16,9 bilhões em setembro de 2020, aumento de 8,7% em 12 meses.
As linhas de crédito no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac) e Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese) registraram a concessão de R$ 1,3 bilhão em recursos para 22 mil contratos, dando suporte aos pequenos e médios negócios. Essas linhas contam com garantia parcial do governo federal e condições financeiras mais favoráveis para os tomadores, tendo sido muito importantes para a continuidade dos negócios dos clientes durante a crise da pandemia.
O banco ainda promoveu a prorrogação dos vencimentos de dívidas de operações de crédito já existentes, desenvolvendo portfólio de produtos voltados ao reparcelamento das dívidas de curto prazo, que vigoraram até julho de 2020. As principais modalidades foram Crédito Consignado, Crédito Geral, Imobiliário (PF e PJ Plano Empresário), Agronegócio e Desenvolvimento. Destaca-se que, do montante de parcelas suspensas desde o início da pandemia, já ocorreu a amortização de aproximadamente R$ 162 milhões e, no encerramento do terceiro trimestre, o índice de inadimplência desta carteira totalizou 1,6%.
Em relação à sustentabilidade, a linha de crédito específica para financiar a aquisição de equipamentos de energia solar e eólica vem superando as expectativas, com incremento de 388% nos últimos 12 meses, atingindo uma carteira de R$ 135 milhões distribuídos em cerca de três mil contratos.
Agronegócio
Nos primeiros nove meses de 2020, o Banrisul intensificou sua atuação no setor agropecuário gaúcho para alavancar negócios com agricultores familiares, médios produtores, agricultores empresariais, cooperativas, agroindústrias e demais empresas do agronegócio, oferecendo soluções tecnológicas e financiamentos para investimentos, custeios, comercialização e industrialização.
Na abertura da safra agrícola 2020/2021, o banco reforçou seu comprometimento em financiar o agronegócio gaúcho e disponibilizou R$ 4,1 bilhões em recursos para o crédito rural nesta safra, volume 26% superior ao disponibilizado no período anterior. Atento às dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em razão da estiagem neste ano, o Banrisul ampliou a oferta de soluções relacionadas ao acionamento de seguros, prorrogação de operações e contratação de novos créditos, visando preservar a qualidade da carteira de crédito rural e manter o nível de crescimento estabelecido estrategicamente pela instituição para o setor.
Até o final de setembro de 2020, foram contratadas 16.687 novas operações, com volume de R$ 2,5 bilhões. Desse total, 16.018 operações e R$ 1,8 bilhão referem-se a operações com pessoas físicas, e 669 operações e R$ 732,9 milhões foram com pessoas jurídicas. O saldo da carteira de crédito rural atingiu, em setembro de 2020, o valor de R$ 3,2 bilhões, aumento de R$ 651,9 milhões ou 25,8% na comparação com setembro de 2019.
Responsabilidade socioambiental
O Banrisul, por meio do Programa Sementes, atendeu 35 projetos ao longo dos nove meses, com a distribuição de 110 milhões de sementes a agricultores, escolas, indígenas e quilombolas, beneficiando cerca de 4 mil famílias. O programa está em consonância com o objetivo de estimular estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido. Após o mês de março, o número de projetos aumentou, em especial, de pequenos agricultores familiares, em decorrência da forte estiagem no Estado e da pandemia, que tornou as comunidades ainda mais vulneráveis. Neste último trimestre, ocorreu um aumento significativo no número de sementes distribuídas, relacionado a projetos da Região Sudoeste do Estado, com utilização de forrageiras e adubação verde para pastagens.
No âmbito socioeducacional, o Projeto Pescar Banrisul iniciou a 17ª turma do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos em fevereiro de 2020, e a instituição contratou 40 jovens, egressos da 15ª e 16ª turmas, como estagiários no banco. Durante o período de pandemia, os 370 jovens do Projeto Pescar e Jovem Aprendiz, que realizam atividades no Banrisul ou cumprem cotas pelo banco nas instituições formadoras ou em órgãos públicos da área da Justiça, estão recebendo atividades na modalidade on-line. Os alunos do Projeto Pescar, além do material disponível virtualmente, contam com aulas síncronas de empregados voluntários do Banrisul e da Fundação Pescar, com foco no aperfeiçoamento da apresentação de trabalhos e postura profissional.
Recursos humanos
No terceiro trimestre de 2020, foi estabelecido o Acordo Coletivo Específico do Banrisul. Atentos às mudanças de tecnologias e de processos de trabalho do mercado financeiro, o Banrisul e a representação da categoria bancária estipularam, por meio do acordo, diversos avanços para os colaboradores e a empresa, como a instituição do banco de horas e a abertura do Programa de Desligamento Voluntário (PDV).
O PDV oferece incentivo e benefícios diferenciados aos empregados que já se encontram aposentados pela Previdência Social ou que já tenham tempo de contribuição e que preencham as demais condições para se aposentar, bem como os que se encontram há menos de 24 meses para conseguir tempo de contribuição e as demais condições para se aposentar; com período de adesão e desligamento no último trimestre de 2020, exceto para os empregados lotados nas Unidades da Diretoria de TI, que poderão ter suas saídas escalonadas até 2022.
O programa, que contou com a adesão de 903 colaboradores, foi construído e negociado junto às entidades sindicais e aprovado em assembleia geral da categoria bancária, contendo cláusula específica de quitação total do contrato de trabalho.
No período, o Banrisul firmou contrato de prestação de serviços de consultoria em recursos humanos com a Mercer Human Resource Consulting. A consultoria está realizando trabalho de avaliação e atualização das políticas de gestão de pessoas, gestão de carreira e remuneração; visando a modernização do modelo de negócio do banco.
Seguridade
O Banrisul dispõe de amplo portfólio de produtos de seguridade, com soluções completas voltadas a seguros de pessoas e patrimoniais, títulos de capitalização e planos de previdência complementar. Nos primeiros nove meses de 2020, ocorreu uma série de mudanças derivadas do distanciamento social. Buscando proporcionar atendimento qualificado aos clientes, o banco trabalhou condições específicas para as renovações de seguros de automóvel e residenciais. Também foi disponibilizada a opção de contratação remota para seguros de vida e de acidentes pessoais. O período foi marcado, também, pelo lançamento de novos produtos, promoções para clientes, adequação do portfólio de produtos, automação e modernização de processos, remotização de produtos para a Agência Digital e pelo início da comercialização dos títulos de capitalização da empresa Rio Grande Capitalização, subsidiária integral da joint venture Banrisul Icatu Participações.
O faturamento dos negócios de seguridade atingiu R$ 1,3 bilhão nos nove meses de 2020, apresentando crescimento de 16,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As receitas totais atingiram R$ 214,2 milhões no período, dentre as quais se destacam as receitas provenientes das comissões de seguridade, que somaram R$ 177,3 milhões. Em setembro de 2020, as operações ativas de seguridade alcançaram 2,4 milhões de contratos.
Canais digitais
O Banrisul segue firme a sua transformação digital com o intuito de oferecer ao cliente sempre a melhor experiência. Os canais digitais do Banrisul continuam em constante crescimento, representando 63,3% das operações realizadas pela instituição nos nove meses de 2020, considerando todos os canais disponíveis, frente aos 54% do mesmo período de 2019. Nos nove meses de 2020, os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office (app), acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital) tiveram 260,9 milhões de acessos, 33,8% superior ao mesmo período de 2019, equivalendo a uma média de 966,4 mil acessos diários. O total de operações realizadas nesses canais apresentou incremento de 11,5%. Dentre essas, a quantidade de transações financeiras foi 23,8% superior e o volume transacionado 1,5% superior, se comparados ao mesmo período de 2019.
Os canais digitais tiveram ainda mais relevância diante da pandemia, sendo o principal canal para manter o relacionamento entre o banco e os clientes. Entre as ações realizadas pelo Banrisul, destacam-se a implantação dos serviços para repactuação de dívidas de diversas linhas de crédito; o agendamento de atendimento presencial; o botão para comunicação via WhatsApp em “Fale com seu gerente” do canal Afinidade; a disponibilização do serviço de bloqueios no menu principal do app Banrisul Digital; a majoração dos limites nos canais Minha Conta, Afinidade e Office App do aplicativo Banrisul Digital; e a opção de atualização cadastral pelo app para 100% da base de clientes. Também foi implantado atendimento pelo WhatsApp em conta comercial, com número oficial junto ao WhatsApp (Facebook).
Vero
Nos nove meses de 2020, a Vero implantou a Vero Wallet, carteira digital com possibilidade de inclusão dos cartões Banricompras e BanriCard e pagamento por contatos; a Vero PDV Web, TEF exclusivo para estabelecimentos de pequeno porte; a captura das bandeiras GreenCard e Ticket, ampliando o portfólio da Vero; novas aplicações na plataforma Vero Store, para otimizar a gestão dos clientes que utilizam a solução Vero Smart; melhorias para os estabelecimentos com a nova conciliação transacional, disponibilizando simulador de vendas no app Vero Banrisul e melhorias nas funcionalidades do Vero RePay, com a possibilidade de pausa e retomada de contratos; e o atendimento pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
A Vero encerrou setembro de 2020 com 143,4 mil estabelecimentos credenciados ativos com transações nos últimos 12 meses. Nos nove meses deste ano, foram capturadas 222 milhões de transações. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 21,2 bilhões, refletindo relativa estabilidade frente aos nove meses de 2019.
Modernização tecnológica
O Banrisul encarou o desafio de garantir a operacionalidade de novas soluções, permitindo o foco da instituição na oferta de novos produtos e melhorias nos processos de inovação, num contexto em que a pandemia acelerou os processos tecnológicos. Nos nove meses de 2020, foram investidos R$ 259,2 milhões em modernização tecnológica, que inclui a transformação digital, ampliação da infraestrutura de TI e o compromisso cada vez maior com a segurança da informação.
Diante da pandemia, foi disponibilizada solução que permite reuniões on-line entre os empregados e outros participantes necessários, abrangendo a direção-geral e o ambiente de superintendências regionais e rede de agências, para as quais houve distribuição de câmeras visando à realização de videoconferências.
De janeiro a setembro de 2020, foram implementadas melhorias e ferramentas nas áreas de suporte ao desenvolvimento de sistemas de negócios, tendo como principal objetivo agregar qualidade, agilidade, modernidade e segurança no desenvolvimento e administração de sistemas. Por meio da análise de códigos para padrões de segurança, alguns sistemas desenvolvidos pelo Banrisul passaram a ser validados por padrões de segurança durante o seu desenvolvimento, visando diminuir vulnerabilidades e aumentar a segurança.
Em breve, o Banco Central (BC) promoverá uma mudança ainda maior no cenário econômico e de transações financeiras com o lançamento do Pix. Para isso, o Banrisul desenvolveu sistemas e criou infraestruturas de hardware e segurança para disponibilizar o Pix aos clientes.
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