De polpa doce e esbranquiçada e caroço meio azedinho, a jabuticaba é uma fruta típica da Mata Atlântica. Pacientemente, é preciso aguardar a safra entre agosto e novembro, que abastece os mercados e as feiras livres durante a primavera.
Além do sabor, o pé de jabuticaba é um espetáculo para os olhos, seja na época de florescimento, seja na de frutificação.
Com a fruta podemos fazer suco, licor, vinho, vinagre e geleias. A jabuticaba também tem propriedades medicinais e são utilizadas na produção de remédios para asma, por exemplo.
Ingredientes
4xícaras jabuticaba madura, inteira, lavada e seca
1 xícara açúcar
1 xícara cachaça
Passo a passo
Lave e seque bem um vidro médio. Alterne camadas de jabuticaba e açúcar e pressionando pra deixar tudo bem junto, coloque no pote 3 xícaras de jabuticaba e o açúcar.
Feche o vidro com plástico filme e a tampa por cima, sem fechar pra valer – se fechar, tudo vai fermentar e pode vazar. Coloque uma etiqueta no pote com a data se achar melhor, pra controlar o tempo.
Em um pote menor, coloque a xícara restante de jabuticaba e a cachaça, que deve cobrir totalmente as bolinhas. Se necessário, acrescente mais um pouco de cachaça. Feche também com plástico.
Coloque os dois potes em um armário, pois devem ficar no escuro. Deixe-os descansar, sem mexer, por um mês.
Completado um mês, abra os dois potes.Com muita delicadeza – pois quanto menos se agita a mistura fermentada de jabuticaba com açúcar menos se oxida e melhor a qualidade do licor -, descarte as bolinhas, que estarão totalmente ocas, e passe o líquido arroxeado pra uma garrafa limpa e transparente, para valorizar a cor do licor.
Descarte também as bolinhas do pote da cachaça e transfira o líquido pra mesma garrafa.
Feche a garrafa, movimente pra misturar. Nessa hora, como o álcool já estará incorporado, não há mais tanto risco de oxidação. O licor poderá ser servido imediatamente, mas depois de mais um mês ele estará ainda aos gostoso. Ah, e é normal ficar uma camadinha como uma borra, no fundo da garrafa.
Mín. 13° Máx. 29°