Kokedama em japonês, quer dizer: KOKE (musgo) + DAMA (bola) - bola de musgo, técnica oriental que pode ser feita com quase todas as plantas. O musgo age como um vaso para as plantas e diminui quase a metade a quantidade de regas. A decomposição dos musgos (durante a renovação), oferece um ambiente ecologicamente rico em nutrientes para a planta.
O Kokedama mais difundido atualmente é o flutuante, que é preso a fios de náilon/nylon, barbante ou similares. Mas também fica bonito se colocar sua bolinha de musgo em cima de uma mesa, por exemplo.
Surge no Japão por volta do século XVII (17), algum bonsaísta ao remover a planta do vaso, resolveu limpar e deixar as raízes parcialmente soltas/expostas, nascendo assim a técnica NEARAI ¹. Não parou por aí e anos mais tarde perceberam que os musgos mantinham por mais tempo a umidade do solo, dando origem a arte Kokedama.
Faça você mesmo
Escolha uma suculenta por ser de fácil manutenção, mas você pode escolher outras e usar até mesmo mais de uma planta.
Terra vegetal adubada
Fibra de coco (ajuda a fixar as raízes);
Fio de lã (pode ser barbante ou náilon/nylon );
Musgo Sphagnum desidratado (originalmente se usa musgo vivo
Passo a passo:
1. Misture a terra com a fibra de coco e umedeça para facilitar o manuseio. Faça uma bola e abra um buraco para por a planta dentro;
2. Tire a planta do vaso com cuidado (de preferência sem o substrato que vem nela), coloque a no buraco, preencha com o terra adubada e dê uma leve apertadinha para "assentá-la";
3. Umedeça o musgo e faça uma "caminha", envolva a bola e amarre com o fio .
Como regar o kokedama
Mergulhe a bola de musgo em um pote com água (de 1 a dois minutos), uma vez por semana ou quando a terra estiver seca.
Adubar
Adube de acordo com o tipo de planta. Após regar, encha um pote com água e coloque o adubo NPK de acordo com a instrução da embalagem, mergulhe a bola de musgo e deixe por 2 minutos, escoe bem e pronto!
Fazendo a manutenção corretamente, terá kokedamas por muito tempo!