A Polícia Federal realizou na madrugada desta segunda-feira, 9 de novembro, uma operação de transferência de criminosos para presídios federais fora do Rio Grande do Sul. Serão tirados do Estado nesta manhã, na Operação Império da Lei II, nove detentos de alta periculosidade. Dois apenados considerados líderes de facções criminosas na Serra Gaúcha podem estar na lista. Se eles não foram levados nesta segunda-feira, 9, estarão em outras transferências autorizadas pela Justiça e que devem ocorrer nos próximos dias.
A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, explicou que o trabalho visando a deflagração da operação se acentuou nos últimos 60 dias. Um dos indicadores que fizeram soar o alerta recentemente é o aumento de homicídios em outubro, segundo Nadine. A polícia ainda não informou o percentual de crescimento. "Às vezes, são casos pontuais e nós mandamos sem ninguém saber. Desta vez, estamos unindo estes em caráter pedagógico, para mostrar quem manda. Não vamos aceitar violência", avisou a delegada.
Os apenados que estariam na lista para a transferência seriam Valdemir Alves, considerado o líder da facção criminosa Os Abertos, e de William Farezin Waskievicz, que estaria liderando uma facção dissidente da facção Manos da Serra. Eles seriam responsáveis pela guerra de facções que tem causado uma série de ataques e mortes, especialmente, em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves nos últimos meses. O clima de violência e disputa entre organizações criminosas em Caxias motivou reforço policial para a investigação de casos e para policiamento ostensivo e também fez com que oito apenados fossem removidos da Penitenciária Estadual de Caxias para outras prisões do Estado na semana passada.
A Susepe não irá divulgar os nomes dos apenados transferidos. Foi informado que quatro deles integram organização criminosa originada no antigo Presídio Central, dois ocupavam posição de liderança em quadrilha baseada no Vale do Sinos, dois chefiavam ações de bando nascido no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e outros dois não são faccionados, mas acumulam condenações por comandar delitos de extorsão mediante sequestro na Região Metropolitana. As informações apuradas pela reportagem do NB Notícias é de que os dois apenados Valdemir Alves e William Waskievicz estão na lista de transferência autorizada pela justiça. Eles podem ter ido nesta primeira leva de nove detentos transferidos, ou irão nas próximas que devem ocorrer nos próximos dias.
Mín. 17° Máx. 27°