16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

RETA FINAL: Primeira pesquisa em Bento deve ser divulgada nesta semana

Levantamento registrado no TSE no último dia 5 conta com 475 entrevistas junto a eleitores do município e apresenta uma margem de erro de 4,5%

09/11/2020 às 13h41 Atualizada em 16/11/2020 às 11h16
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
RETA FINAL: Primeira pesquisa em Bento deve ser divulgada nesta semana

Ao longo desta semana, Bento Gonçalves deve esquentar o debate político com a divulgação daquela que será a primeira e, provavelmente, a única pesquisa eleitoral para o pleito municipal deste ano. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 5 e contou com a realização de 475 entrevistas entre os dias 6 e 7, sexta-feira e sábado.

De acordo com a Resolução 23.600 do TSE, de 12 de dezembro de 2019, o registro de pesquisas eleitorais deve ser efetivado em até cinco dias antes da divulgação. O prazo não considera, contudo, o dia do cadastro e da publicação do material – apenas o intervalo entre eles. Assim, levando em conta que o mesmo regramento permite que a divulgação dos resultados apurados ocorra até mesmo no dia da eleição, esta segunda-feira, 9 de novembro, é o último dia para registro de pesquisas.

Em consulta realizada na manhã desta segunda, apenas uma estava oficialmente registrada no sistema da Justiça Eleitoral, sob o código 
RS-03006/2020. Segundo as informações públicas disponibilizadas no portal, o trabalho foi contratado pela Editora Zane (CNPJ 27.249.934/0001-18) e a execução está a cargo do Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião - Igape (CNPJ 37.524.035/0001-30). O custo declarado é de R$ 4.000,00.


A margem de erro apresentada é de 4,5% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade geral. Os bairros com o maior número de pessoas consultadas foram São Roque, Centro, Santo Antão, São Francisco, Humaitá, Vila Nova e Cidade Alta, mas a pesquisa abrangeu 30 pontos da zona urbana e contabilizou 159 participações na zona rural (33,6%).

O questionário conta com nove perguntas:
– Em qual localidade você vota?
– Sexo:
– Faixa etária:
– Escolaridade:
– Renda:
– (Induzida) Se a eleição fosse hoje, em qual destas chapas você votaria para Prefeito e Vice?
– (Induzida) E em qual destas chapas você não votaria com certeza?
– Em relação ao seu voto, você está certo ou poderá mudar durante a campanha?
– (Espontânea) Independente do seu voto, quem você acha que irá ganhar?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários