A união dos órgãos de segurança iniciou uma dura resposta para deter a escalada de violência na Serra Gaúcha, decorrente da guerra entre facções pelo controle do tráfico de drogas. Na manhã desta sexta-feira, 6 de novembro, a operação Bunker foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul em um depósito mantido por um dos grupos criminosos no bairro Primeiro de Maio. Farta quantidade de armas, munições e drogas, além de uma quantia expressiva em dinheiro, foram encontrados no local.
A ação teve amparo judicial através de um mandado de busca e apreensão no depósito descoberto durante investigação. Os agentes da Draco, sob comando do delegado Vitor Carnaúba, apreenderam então um fuzil calibre 762; duas espingardas calibre 12 e 22; três pistolas calibres 380, 45 e 635; além de cinco carregadores de fuzil; centenas de munições; e um kit roni, acessório que transforma pistola em submetralhadora.
Os policiais civis recolheram também em torno de 8,5 quilos de drogas, sendo 2,3 quilos de crack; 3,4 quilos de cocaína e 2,8 quilos de maconha. Houve ainda a descoberta de cerca de R$ 66 mil dinheiro, oriundo do narcotráfico, no local. Não houve prisões pois o depósito estava vazio no momento da chegada dos agentes.
Submetralhadora
Já no bairro Reolon, a Brigada Militar apreendeu uma submetralhadora calibre 9 milímetros e uma pistola calibre 40, além de munição, R$ 2.850,00 em dinheiro e dois telefones celulares. Todo o material estava em uma mochila com duas adolescentes, de 14 e de 16 anos, que foram abordadas pelos policiais militares no final da tarde de quinta-feira. Elas estavam fazendo o transporte para uma organização criminosa.
Mín. 17° Máx. 27°