A corrida pelo pleito municipal está em pleno movimento. Restando menos de um mês para as Eleições, o NB Notícias/TVCom promove uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves para apresentar ao eleitor as ideias e propostas daqueles que estão no páreo pelo comando da “Casa Amarela”. O quarto entrevistado foi Volnei Tesser, da coligação “Unidos Pelo Bem”.
As entrevistas ocorrem ao vivo, às 12h30, na página do NB no Facebook, no canal do NB no YouTube, e na TVCom, pelo canal 14 da NET ou pelo aplicativo para smartphone.
Clique aqui para acessar a entrevista completa do candidato Volnei Tesser (Unidos Pelo Bem)
Confira alguns destaques da entrevista com o candidato Volnei Tesser, da coligação Unidos Pelo Bem
O candidato Volnei Tesser, ex-vereador de Bento Gonçalves e empresário, ponderou em sua explanação que dará uma atenção especial para o interior do município. “Tenho certeza que nosso interior ficará muito bem satisfeito com o nosso governo, pois daremos ênfase maior para o interior. Sabemos que o interior é importante, tanto para trazer o turismo como para a escoação da safra”, salientou.
Tesser afirmou que pretende melhorar as principais vias do interior para facilitar a vida do agricultor e fomentar o turismo em outras regiões e não tão somente os Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos. “Nós asfaltaremos as principais vias para, inclusive, além da escoação, trazer o turismo para outras localidades. Temos Faria Lemos, São Valentim, Tuiuty. Iremos calçar com paralelepípedos. Com isso daremos emprego e renda para os calceteiros”, comentou o candidato.
Ainda no quesito agricultura, Tesser ressaltou que vai tratar a agroindústria com apoio e diálogo. “Iremos apoiar a todos que precisam e necessitam para poder ter a sua atividade em desenvolvimento, e também favorecer através de cursos e qualificações para que novos empreendedores na agroindústria consigam se implantar aqui em Bento Gonçalves”, explicou.
Além do interior, Tesser explanou alguns de seus projetos para melhorias na mobilidade urbana, dentre eles a implantação de ciclovias para desafogar o trânsito; a construção de um porto seco para baldear cargas para o centro com caminhões leves; e a implementação de sinaleiras inteligentes. Também ressaltou a importância de rever a questão de valores do transporte público e a possibilidade da criação de novas rotas.
Ao tratar de projetos, Tesser é enfático ao comentar que é preciso contar com uma noção básica do orçamento público para a concretização do trabalho para o desenvolvimento do município. “Não adianta falar que vai fazer isso, fazer aquilo se não temos uma noção básica de qual orçamento nós teremos para o ano que vem. É um determinador importante para sabermos o que poderemos aplicar. Temos que ter o pé no chão e saber com que orçamento iremos trabalhar de fato”, ponderou o candidato.
Para a segurança, o representante do Cidadania no pleito municipal comentou que almeja apoiar a Guarda Civil Municipal com a compra de equipamentos, viaturas e com o aumento do efetivo. Além disso, Tesser citou a ampliação do videomonitoramento e convênios mais eficazes junto ao governo do Estado para dar apoio à Brigada Militar.
No quesito meio ambiente, Tesser comentou que vai manter o apoio à Corsan para a finalização do projeto de esgotamento sanitário para a cidade. “Nós iremos dar sequência a esse contrato, pois é de extrema importância termos um esgotamento sanitário com qualidade e a Corsan é bem preparada para isso. Algumas questões temos que nos reunir com eles para realizar alguns ajustes para poder resolver questões de quebra de calçamento, falta de água”, opinou.
Para a causa animal, o candidato enfatizou que é necessário fortalecer uma castração mais eficaz. Além disso, afirmou que o poder público tem condições de fazer uma parceria público-privada para resolver problemas que permeiam a causa.
No âmbito da educação, Tesser ressaltou que vai manter a escola de ensino médio municipal. Além disso, ao se referir aos problemas quanto à educação infantil, o candidato citou a implementação de possíveis parcerias público-privadas. “Daremos uma maior agilidade na questão da construção e daremos atenção com parcerias público-privadas. Temos certeza que essa parceria tem condições de atender essa parte da defasagem que existe em Bento Gonçalves”, comentou.
Tesser também ressaltou a importância do contraturno escolar para os jovens bento-gonçalvenses. O candidato observou a necessidade de realizar um estudo detalhado para identificar quais bairros têm deficiência de escolas e ginásios para viabilizá-los.
Outro ponto debatido pelo candidato foi a questão da saúde pública. Ao explanar sobre o tema, Tesser, de forma veemente, afirmou que o seu governo vai terminar e implantar o hospital público para o município, que pode se tornar realidade através, segundo ele, da captação de recursos federais. “A saúde está com bastante problemas em Bento Gonçalves. Em 1989 era para termos o nosso hospital em Bento Gonçalves, e foi perdido. Algumas ações políticas acabam prejudicando nosso munícipe”, citou.
Além disso, o candidato comentou sobre o agravamento do problema em relação às cirurgias eletivas. Para promover melhorias no atendimento, Tesser explicou um dos mecanismos que deseja aplicar: “A tele consulta pode evitar filas na UPA e é preciso ter essa interligação com os postos e UBS’s. Temos condições de resolver esses problemas com um simples telefonema, mas claro que precisa de toda uma organização. Precisamos fazer um diagnóstico para levantar onde as UBS’s estão instaladas, quais foram fechadas, a viabilidade de abrí-las e a viabilidade também de construção”, comentou.
Na área da administração pública, Tesser afirmou que o seu plano de governo vai enxugar a máquina pública. “Na nossa coligação são partidos enxutos que não irão usar em demasia os cargos e terceirizados como estão sendo usados. Temos que reduzir os cargos de confiança. Sabemos que os terceirizados têm a sua complexidade, mas tenho certeza que metade desses cargos são indicações políticas. Temos noção disso. O que não compactuamos é fazer com que o dinheiro do povo seja aplicado nessas situações que o povo não aceita”, ressaltou o candidato.
O candidato explicou o projeto do seu governo em implementar em Bento Gonçalves um “Centro Administrativo” que, segundo ele, geraria uma economia de 160 mil reais, que hoje são pagos em aluguéis. “É um desperdício o poder público gastar em aluguéis. O poder público não pode desperdiçar todo esse recurso. Ele tem sim obrigação para construir um centro administrativo, pois vai gerar economia colocando todos em um único prédio”, analisou. Tesser comentou que o “Centro Administrativo” seria construído no antigo Campo Municipal, próximo ao Fórum de Bento Gonçalves.
Na assistência social, Tesser firmou o compromisso de tornar o poder público mais presente no apoio e auxílio às entidades assistenciais do município. “Precisamos rever todas as leis de apoio e auxílio. Hoje as entidades praticamente têm quase zero de apoio. Essas entidades, que podem fazer e sempre fazem em benefício a nossa comunidade, o poder público precisa ser muito mais presente, e isso não está acontecendo. As reclamações são constantes, ressaltou o candidato.
ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS:
1º – Álvaro Becker (DEM): exibição dia 21/10 e reexibição dia 3/11
2º – Diogo Siqueira (PSDB): exibição dia 22/10 e reexibição dia 4/11
3º – Volmar Giordani (PRTB): exibição dia 23/10 e reexibição dia 5/11
4º – Moacir Camerini (PSB): exibição dia 24/10 e reexibição dia 6/11
5º – Carlos Pozza (PSC): exibição dia 26/10 e reexibição dia 7/11 (NÃO PARTICIPOU POR SUSPEITA DE COVID-19)
6º – Alcindo Gabrielli (MDB): exibição dia 27/10 e reexibição dia 8/11
7º – Márcio Possan (PT): exibição dia 28/10 e reexibição dia 9/11
8º – Paulo Caleffi (PSD): exibição dia 29/10 e reexibição dia 10/11
9º – Volnei Tesser (Cidadania): exibição dia 30/10 e reexibição dia 11/11
Para a realização das entrevistas e do futuro debate, previsto para o dia 12 de novembro, o NB Notícias/TV Com conta com o apoio do Dall”Onder Hotéis, Colégio Mutirão, Doutora Roberta Ximendes Gerber, Pizzaria Belgrano, Primazia, Sinsiserp-BG, DWR Som Luz e Imagem e ViaSul Internet.
Mín. 16° Máx. 26°