Após a repercussão extremamente negativa da portaria do Ministério da Economia, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de terça-feira (27), o governo federal voltou atrás e cancelou a mudança do ponto facultativo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devido ao Dia do Servidor Público, desta quarta (28) para a sexta-feira (30). Com a mudança, as agências não abririam na sexta e nem na segunda-feira (2), feriado pelo Dia de Finados.
Após nova mudança de data, o governo federal anunciou, na noite desta quarta-feira (28) que as agências do INSS abrirão normalmente nesta sexta-feira (30), "para manter os atendimentos já agendados e evitar transtornos para os beneficiários". Desta forma, quem tiver agendamento marcado, deve comparecer normalmente à agência, seja para atendimento administrativos ou avaliação pericial.
Conforme uma nota divulgada no site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público foi adiado para 23 de novembro. A medida consta em portaria publicada em sessão extra do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta.
A Secretaria de Previdência Social do Ministério da Economia recomenda que, em caso de dúvidas, os cidadãos busquem, se possível, atendimento virtual durante a pandemia de covid-19. Por meio do aplicativo Meu INSS, o cidadão pode buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo celular. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Mín. 13° Máx. 29°