16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ELEIÇÕES 2020: “O ‘Banco do Povo’ é uma forma de estimular o crédito para investimentos”, diz candidato Márcio Possan

Candidato do PT foi o sexto entrevistado da série de entrevistas do NB Notícias/TV Com Bento Gonçalves.

29/10/2020 às 01h16 Atualizada em 03/11/2020 às 11h58
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

A corrida pelo pleito municipal está em pleno movimento. Restando menos de um mês para as Eleições, o NB Notícias/TVCom promove uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves para apresentar ao eleitor as ideias e propostas daqueles que estão no páreo pelo comando da “Casa Amarela”. O quarto entrevistado foi Márcio Jair Possan, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

As entrevistas ocorrem ao vivo, às 12h30, na página do NB no Facebook, no canal do NB no YouTube, e na TVCom, pelo canal 14 da NET ou pelo aplicativo para smartphone.

Clique aqui para acessar a entrevista completa do candidato Márcio Possan (PT)

Confira alguns destaques da entrevista com o candidato Márcio Possan (PT)

O candidato Márcio Possan, profissional de psicologia, explicou diversos de seus projetos nas mais diversas áreas, dentre eles um que se destacou em sua explanação: o “Banco do Povo”. “A criação do banco do povo possibilita que as pessoas do nosso município - os pequenos comerciantes, empreendedores e microempreendedores possam encontrar fomento para suas ações. O ‘Banco do Povo’ é uma forma de estimular o crédito para investimentos”, relatou. 

Para Possan, o microcrédito para pequenos empreendimentos viria a fomentar o desenvolvimento econômico do município. “É claro que isso tem a ver sim com a captação de recursos, que podem vir de parcerias público-privadas. Uma vez que a parceria público-privada tem a parceria com o banco do povo para finalidades 'x', ela também pode estar buscando resultados com isso”, opinou. 

Outro projeto de destaque em sua fala é a criação de terminais de passageiros com passagem integrada. “Nossa proposta é implantar um trabalho de tarifa zero, ou seja, transporte público gratuito para a população de Bento Gonçalves. Esse projeto já existe em várias cidades no Brasil e é um modelo que já está em vários outros lugares do mundo. Para isso criaremos um fundo municipal da mobilidade urbana”, explicou o candidato.  


Para isso, segundo o representante do PT nas eleições afirmou que será necessário desenvolver questões de infraestrutura, com a criação de vias rápidas alternativas e avenidas perimetrais , com canaletas específicas para ônibus. Para Possan, as ruas do centro de Bento não são adequadas para a colocação de canaletas de ônibus, pois causaria transtornos para a cidade. 

Ainda na questão da mobilidade urbana, Possan ressaltou o desejo da construção de um “porto seco” em um local estratégico. “Temos muitos carros pesados que circulam pelo centro da cidade e criam sérios problemas. Por isso comentei sobre as vias perimetrais, onde esses carros pesados possam chegar até esse porto seco - ou centro de distribuição - e os caminhões menores, pequenos furgões vêm, pegam essas mercadorias e levam para os locais de acesso necessários sem maiores danos nas áreas centrais e bairros”, comentou. O candidato ressaltou que o projeto poderia sair do papel através de recursos de base federal. 

Para a saúde, o candidato comentou sobre o anseio de contar com a volta do hemocentro para Bento Gonçalves. Para isso, Possan elenca três formas de viabilizá-lo: com parcerias público-privadas, com recursos do governo federal ou na construção de um fundo municipal. 

A conclusão do hospital do trabalhador é outro objetivo elencado pelo candidato.”Uma prefeitura tem condições de gerir um hospital, principalmente quando se trata do trabalhador. Existem os fundos de amparo do trabalhador e a parceria público-privada nessa questão do hospital, além dos recursos federais que servem para dar suporte para a conclusão do hospital e para a manutenção dele”, ressaltou. 

Possan também citou em sua fala o projeto de criação do “Centro de Referência da Saúde da Terceira Idade” e da implantação de um aplicativo para facilitar e desenvolver o atendimento à população. “Ela pode fazer um cadastro e o agendamento e a partir desse cadastro e agendamento o sistema verifica o local onde ela mora e possibilita que ela se desloque ou alguém do posto possa atendê-la em casa. A prioridade é melhorar a eficiência dos atendimentos e desaparecer com as filas”, explicou. 


Para a agricultura, o candidato citou a importância da construção de vias de acesso rápidas para o escoamento da produção, com estradas largas e asfaltadas. “O interior nosso deve ser completamente asfaltado. Temos que dar mais oportunidades ao agricultor e desvincular a ideia que nosso agricultor é um sujeito que tem que sofrer para trabalhar, para entregar a produção dele”, ponderou. 

Possan também complementou sua fala com  o seu projeto de implementação de um mercado público no município, o qual, segundo ele, vai possibilitar aos “empreendedores rurais” um local digno para expor seus produtos, afirmando que “uma feira do agricultor não pode ser colocada no meio fio de uma rua”. 

Na área de segurança, Possan se colocou a favor do videomonitoramento e do cercamento eletrônico,  mas trouxe em sua fala algumas ressalvas: “A questão do monitoramento é uma questão bastante delicada, pois muitas vezes as pessoas, ao mesmo tempo que se sentem seguras, elas também se sentem inseguras, não gostam de ser muito bisbilhotadas na sua vida pública”, analisou. 

Além disso, o candidato ponderou a necessidade do aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal. Segundo ele, atualmente o efetivo para o combate à violência no município está defasado. “Temos 121 mil habitantes em Bento. A Guarda Municipal não poderia ter nascido com 10 ou 12 homens. Ela deveria ter nascido com um efetivo de mais de 60 pessoas para poder ajustar a demanda da cidade”, analisou Possan. 

Na área do meio ambiente, Possan citou pela primeira e única vez em seu discurso o governo Lunelli, afirmando que, na gestão do PT em Bento, a Corsan havia feito um contrato, o qual, segundo o candidato, não foi cumprido. “A população de Bento Gonçalves carece de um trabalho mais adequado quanto a isso e dentro do nosso governo queremos atingir plenamente o tratamento de água e esgoto em 100%”, comentou. 


Possan também citou em sua explanação o desejo de revitalizar as praças e torná-las “pulmões verdes”. Além disso, almeja transformá-las em praças temáticas para que possam se tornar locais de espetáculos. 

A causa animal também foi explicada pelo candidato, o qual almeja criar um centro de atendimento aos animais. “Não só de acolhimento, mas também de atendimento para que se possam fazer os diagnósticos corretos da saúde do animal. Em Bento, por exemplo, não temos uma máquina para tomografia de um cavalo ou de um animal que seja maior. Assim como a saúde humana precisa de cuidados e determinados equipamentos, a saúde animal também precisa”, opinou. 

Na área da educação, o candidato afirmou que é importante e necessário a criação de novas escolas de tempo integral no município, fato que seria viável, segundo analisa Possan. “Quando temos vontade e sabemos como gerir projetos, é possível. Recurso para isso tem, do recurso federal é possível buscar esses recursos com projetos”, comentou. 

Para a resolução do problema na educação infantil, o candidato afirmou que vai ampliar as vagas através da construção de novas creches e com a retomada do trabalho em creches que, de acordo com ele, se encontram “abandonadas”. “Você tem que trabalhar com as pessoas que já existem no município, e também com as pessoas que estão vindo ao nosso município, e muitas vezes não se dá atenção a isso, relatou o candidato do PT. 

ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS:

– A transmissão ocorre sempre às 12h30. A reexibição na TVCom será sempre às 19h30.

1º – Álvaro Becker (DEM): exibição dia 21/10 e reexibição dia 3/11

2º – Diogo Siqueira (PSDB): exibição dia 22/10 e reexibição dia 4/11

3º – Volmar Giordani (PRTB): exibição dia 23/10 e reexibição dia 5/11

4º – Moacir Camerini (PSB): exibição dia 24/10 e reexibição dia 6/11

5º – Carlos Pozza (PSC): exibição dia 26/10 e reexibição dia 7/11

6º – Alcindo Gabrielli (MDB): exibição dia 27/10 e reexibição dia 8/11

7º – Márcio Possan (PT): exibição dia 28/10 e reexibição dia 9/11

8º – Paulo Caleffi (PSD): exibição dia 29/10 e reexibição dia 10/11

9º – Volnei Tesser (Cidadania): exibição dia 30/10 e reexibição dia 11/11

Para a realização das entrevistas e do futuro debate, previsto para o dia 12 de novembro,  o NB Notícias/TV Com conta com o apoio do Dall”Onder Hotéis, Colégio Mutirão, Doutora Roberta Ximendes Gerber, Pizzaria Belgrano, Primazia, Sinsiserp-BG, DWR Som Luz e Imagem, Santè sono e bem-estar e ViaSul Internet. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários