16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ELEIÇÕES 2020: “Segurança, educação e saúde são o tripé do nosso governo”, diz candidato Alcindo Gabrielli

Candidato da coligação “Bento Unido e Forte” foi o quinto entrevistado da série de entrevistas do NB Notícias/TV Com Bento Gonçalves.

28/10/2020 às 01h04 Atualizada em 03/11/2020 às 11h58
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

A corrida pelo pleito municipal está em pleno movimento. Restando menos de um mês para as Eleições, o NB Notícias/TVCom promove uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves para apresentar ao eleitor as ideias e propostas daqueles que estão no páreo pelo comando da “Casa Amarela”. O quarto entrevistado foi Alcindo Gabrielli, candidato da coligação “Bento Unido e Forte”.

As entrevistas ocorrem ao vivo, às 12h30, na página do NB no Facebook, no canal do NB no YouTube, e na TVCom, pelo canal 14 da NET ou pelo aplicativo para smartphone.

Clique aqui para acessar a entrevista completa do candidato Alcindo Gabrielli (Bento Unido e Forte)

Confira alguns destaques da entrevista com o candidato Alcindo Gabrielli, da coligação “Bento Unido e Forte”

O candidato Alcindo Gabrielli, ex-prefeito de Bento Gonçalves (2005 a 2008) destacou em sua explanação que sua gestão tem como prioridade três áreas essenciais para a população: “A segurança, a educação e a saúde são o tripé do nosso governo”, ressaltou. Em sua fala, Gabrielli relembrou por diversas vezes alguns de seus feitos enquanto prefeito do município e enfatizou de forma veemente a atenção que pretende oferecer à comunidade do interior.

De cara, o candidato afirmou não contar com compromissos partidários com nenhum partido de sua coligação. “Não podemos diferenciar os servidores, aqueles que atuam na prefeitura, entre CC’s, concursados e terceirizados. Precisamos fazer a diferenciação de quem trabalha e de quem não trabalha, quem cumpre com seus deveres e quem não cumpre”, opinou.


Um de seus projetos mencionados na entrevista foi a perimetral leste, a qual, segundo Gabrielli, vai ajudar a desafogar o trânsito do centro da cidade e de bairros próximos à área central. De acordo com o candidato, o projeto é imediato e será iniciado pela sua gestão.

O projeto foi adjetivado pelo candidato como “arrojado”. “A perimetral leste não vamos construir em quatro anos. Não pode ser mal interpretado isso. Nós vamos elaborar o projeto da perimetral leste com a nossa equipe, e evidentemente contratar uma empresa para a elaboração desse projeto. Um projeto desses é extenso, vai ter um custo elevado, mas precisamos iniciar”, salientou.

Na área da educação, assim como os demais candidatos, Gabrielli também traçou uma forma de resolver o problema quanto à falta de vagas na educação infantil: “Num primeiro momento, ao mesmo tempo que vamos licitar as creches, verificar locais que seja possível a construção das mesmas, nós vamos adquirir vagas nas escolas particulares infantis”, explicou o candidato.

Ao comentar sobre educação, o ex-prefeito, durante um período significativo de tempo, destacou o investimento efetuado na educação em sua gestão, o qual chegou a 42,5% do total de tributos destinado à área. Gabrielli explicou que esse percentual foi alocado para reformas em escolas, qualificação de professores e construção de creches.

O candidato também afirmou que, dentro da competência do município, visa valorizar os professores com qualificação, valorização e atenção. Além disso, afirmou que vai ouvir a classe dos professores para eleger o secretário(a) de educação, a qual será “um parceiro(a) não só dos professores, como também dos alunos, dos pais e dos munícipes”.

Na área da agricultura, Gabrielli explicou o seu projeto da “rota do agroturismo” que, segundo ele, é muito utilizado na Itália, e que faz com que a agricultura seja voltada para o turismo. “Pretendemos avançar em regiões como o Vale Aurora, Faria Lemos, Linha Demari, Linha Ferri, Tuiuty, pois também há uma potencialidade. Claro, precisamos fazer projetos”, destacou.


Mas, para isso, o candidato ponderou que há a necessidade de infraestrutura para impulsionar o turismo rural. “Precisamos asfaltar as principais estradas dessas regiões, precisamos ter infraestrutura – na questão da telefonia, rede trifásica, água – pois o restante nós temos. A nossa agricultura tem uma capacidade muito grande de construção, temos nossa culinária, cultura, tradições e, sobretudo, temos o amor e o trabalho da nossa gente para impulsionar cada vez mais nosso turismo rural, junto com nosso turismo urbano”, comentou Gabrielli.

Para o escoamento da produção no interior, o candidato explicou que a questão não é apenas asfaltar as vias. “A questão não é só o asfalto. Nós vamos adquirir um britador novo, se necessário. Vamos fazer um levantamento para ver o que compensa mais para o município para ter brita para nosso agricultor”, concluiu.

Na área da saúde, Gabrielli trouxe algumas soluções para a conclusão e gestão do hospital do trabalhador. “O custo para manter ele é bastante considerável. Temos que buscar recursos direto no Ministério da Saúde, buscar recursos através de emendas parlamentares. Vamos colocar recursos próprios também. Tenho certeza que podemos construir parcerias público-privadas e a questão da gerência, de como vamos construir o atendimento, vamos ter que discutir com a nossa comunidade”, comentou.

De acordo com o candidato, de forma concomitante à conclusão do hospital, sua gestão vai dar atenção à saúde básica, com médicos, medicamentos nos postos de saúde e trabalhar na prevenção de doenças. Além disso, firmou o compromisso de equipar, qualificar e promover melhorias no Pronto Atendimento 24 horas da Zona Norte, com a obtenção de pediatra e o acréscimo de especialidades médicas, consultas e atendimento ágil.

No meio ambiente, Gabrielli foi enfático ao destacar a importância de cobrar mais do governo do Estado. “O que temos que fazer mais é cobrar mais do governo do Estado, e cobrar de forma veemente. Não vamos ter medo nenhum, independente do governador que seja, com muito respeito, evidentemente, de cobrar e exigir. A nossa população precisa de um melhor atendimento da Corsan com relação da água e a distribuição”, citou.


Na causa animal, o candidato deseja criar um centro de acolhimento de animais. “Não pretendemos construir um canil, não é a melhor solução. A casa de passagem vai ter um número “x” de animais, e não pode passar disso, para que eles sejam tratados, recuperados e sejam devolvidos à comunidade através da doação. Conforme vão saindo 10, vão entrando mais 10”, explicou.

Na área da cultura, Gabrielli tem em seu plano de governo o anseio da criação da “avenida dos eventos”, a qual seria implementada na rua do Fórum e do Ginásio Municipal - da Rua Herny Hugo Dreher até o Colégio Landell de Moura. “É um projeto arrojado, que depende de recursos federais, mas precisamos fazer projetos e vamos ter uma pessoa que vai cuidar só disso. Se precisar ficar em Brasília, ela vai ficar, dentro da nossa estrutura”, comentou o candidato.

Para a segurança pública municipal, o destaque de sua fala na entrevista se voltou à construção de módulos para a guarda civil municipal. “Pretendemos, na região leste, norte e oeste, instalar módulos da guarda civil municipal, que vai fazer a segurança. Temos que cortar gastos em outras áreas que não são tão essenciais, e dá para cortar, para colocar dentro das áreas que são essenciais, e a segurança é essencial. Custa, mas temos que eleger prioridades, e essa é uma prioridade”, ponderou. Além disso, o candidato citou que almeja construir um novo centro de videomonitoramento na cidade. 

ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS:

– A transmissão ocorre sempre às 12h30. A reexibição na TVCom será sempre às 19h30.

1º – Álvaro Becker (DEM): exibição dia 21/10 e reexibição dia 3/11

2º – Diogo Siqueira (PSDB): exibição dia 22/10 e reexibição dia 4/11

3º – Volmar Giordani (PRTB): exibição dia 23/10 e reexibição dia 5/11

4º – Moacir Camerini (PSB): exibição dia 24/10 e reexibição dia 6/11

5º – Carlos Pozza (PSC): exibição dia 26/10 e reexibição dia 7/11

6º – Alcindo Gabrielli (MDB): exibição dia 27/10 e reexibição dia 8/11

7º – Márcio Possan (PT): exibição dia 28/10 e reexibição dia 9/11

8º – Paulo Caleffi (PSD): exibição dia 29/10 e reexibição dia 10/11

9º – Volnei Tesser (Cidadania): exibição dia 30/10 e reexibição dia 11/11

Para a realização das entrevistas e do futuro debate, previsto para o dia 12 de novembro,  o NB Notícias/TV Com conta com o apoio do Dall”Onder Hotéis, Colégio Mutirão, Doutora Roberta Ximendes Gerber, Pizzaria Belgrano, Primazia, Sinsiserp-BG, DWR Som Luz e Imagem, Santè sono e bem-estar e ViaSul Internet. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários