Um dos principais nomes da indústria automobilística do Rio Grande do Sul morreu na sexta-feira, 23. Itelmar Gobbi, o idealizador do lendário Miura ao lado de Aldo Besson, faleceu em Porto Alegre. Ao lado do amigo, ele transformou o sonho de produzir um avançado carro esportivo nacional num dos automóveis mais importantes do final da década de 70 e início dos anos 80. O design, a tecnologia e o processo de produção marcaram a história do Miura, da indústria automobilística brasileira e dos seus idealizadores.
Resultado da ousadia, criatividade e determinação dos gaúchos Aldo Besson e Itelmar Gobbi, o esportivo conquistou o país e avançou no mercado internacional - chegou a diversos países nas asas da Varig. O sucesso do Miura foi um marco na indústria brasileira e gaúcha. Foram produzidos 11 modelos entre 1977 a 1992. Presença marcante nos salões do automóvel de São Paulo, o esportivo gaúcho atraiu a atenção e foi disputado por artistas, empresários, personalidades, jogadores de futebol. Na fábrica da Avenida Sertório, o mítico lutador e ativista Cassius Clay, o Muhammad Ali, veio para Porto Alegre conhecer os empresários gaúchos, o Miura e sua fábrica.
A história do esportivo fora de série líder de sua época começou nos anos 70 a partir da Aldo Auto Capas, especializada na personalização de bancos e acessórios automotivos. Da parceria dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi nasceu a Besson Gobbi que por 15 anos foi a principal fabricante do seu segmento. Os Miura trouxeram recursos como direção elétrica, sintetizador de voz e sensor de crepúsculo. Com o mercado fechado para carros importados, nasceu a ideia de fazer um automóvel esportivo premium.
Aldo assumiu a administração e finanças, e Gobbi, o desenvolvimento do projeto, design e produção. A parceria foi perfeita, a BG avançou rapidamente e conquistou o público de alta renda que procurava um automóvel avançado, tecnológico e exclusivo. Gobbi criou os 11 modelos do Miura que venderam quase 10 mil unidades.
Em 1990, o governo liberou a importação de veículos estrangeiros, o que bateu forte principalmente nos esportivos fora de série como o Miura. Com as vendas em queda, o último Miura foi o X11, o Top Sport, sem modificações. Depois de uma ousada trajetória, em 1992, o sonho futurista de Besson e Gobbi chegava ao fim.
O golpe provocado pela invasão dos importados não abalou os empresários gaúchos. Partiram para a transformação de picapes em luxuosos veículos. A partir da Chevrolet D20 surgiu a BG Truck. Fabricada sob encomenda até 1997, trazia o luxo, a sofisticação e boa parte dos recursos eletrônicos do Miura.
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