A corrida pelo pleito municipal está em pleno movimento. Restando menos de um mês para as Eleições, o NB Notícias/TVCom promove uma série de entrevistas com oscandidatos à prefeitura de Bento Gonçalves para apresentar ao eleitor as ideiase propostas daqueles que estão no páreo pelo comando da “Casa Amarela”. O quarto entrevistado foi Moacir Camerini, candidato a prefeito do partido do PSB.
As entrevistas ocorrem ao vivo, às 12h30, na página do NB no Facebook, no canal do NB no YouTube, e na TVCom, pelo canal 14 da NET ou pelo aplicativo para smartphone.
Clique aqui para acessar a entrevista completa do candidato Moacir Camerini (PSB)
Confira alguns destaques da entrevista com o candidato Moacir Camerini (PSB)
O candidato Moacir Camerini, que atualmente tem a função de vereador na Câmara Legislativa de Bento Gonçalves, fez inúmeras críticas à gestão atual em meio às explicações de seus projetos. O candidato destacou o que chamou no seu plano de governo de “cabidaço”, com promessa de enxugar a máquina pública. “O que nós vemos é uma prefeitura que cada vez entra mais gente. Temos que contar com uma prefeitura enxuta, que economize os gastos com servidores, com cargos de confiança (CC’s) e terceirizados. Vamos acabar com o ‘cabidaço’, esse é o meu projeto principal”, salientou.
Em sua explanação, Camerini explicou a necessidade de dar estrutura e condições de trabalho aos funcionários, investir em tecnologia na administração pública e, sobretudo, contar com a participação comunitária para a definição e execução de projetos, com consultas à comunidade, associações de bairros e entidades.
Na área da saúde, Camerini explicou sobre o projeto de implantar no município um hemocentro. “Essa foi uma das minhas propostas apresentadas na câmara e nunca tocada adiante pelo prefeito, nem pelo secretário de saúde. As pessoas têm que se dirigir a Caxias, e isso é uma vergonha. Isso não custa muito dinheiro para trazer o hemocentro de volta para Bento”, opinou.
Além disso, o representante do PSB no pleito municipal enfatizou o desejo de concluir o hospital público, ressaltando a importância de realizar um projeto sustentável. “Queremos saber a situação financeira da saúde hoje para poder aperfeiçoar o nosso plano de governo. Porque não se abre a caixa preta para ver quanto dinheiro tem na prefeitura ou onde ele foi”, explicou o candidato.
Além disso, Camerini mencionou o problema enfrentado pela população quanto às filas para cirurgias eletivas e para tratamentos especializados. “Temos o potencial de fazer esse trabalho em Bento Gonçalves. Arrecadação é muito grande. Temos pouca preocupação do gestor com a área da saúde. É muita propaganda e pouca ação”, analisou.
Ao se referir à saúde pública, o candidato criticou a gestão atual e as promessas não cumpridas. “É que nem político Copa do Mundo, eles aparecem em quatro em quatro anos para renovar as promessas. E nós ficamos sempre esperando”, explanou Camerini.
Para a segurança pública, ao comentar sobre o seu projeto, o candidato novamente esclareceu, com veemência, a sua desaprovação quanto à gestão atual. Camerini mencionou o seu desejo de transformar o “veículo multador” – referindo-se ao veículo de monitoramento da Zona Azul – em uma unidade móvel de segurança, ou seja, um cercamento eletrônico móvel.
Também, o candidato afirmou que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem o perfil ideal para buscar um projeto para a segurança do município. “Eles (família Bolsonaro) conhecem Bento. Temos que ir lá sim com projetos, não ir lá falar, bater papo e fazer foto. Temos que apresentar projetos para captar recursos para investir na nossa segurança”, explicou.
Camerini enfatizou a necessidade de fazer “segurança de verdade” em detrimento de “multar a população” “Todos falam de cercamento eletrônico, mas ninguém faz. Todas nossas propostas do plano de governo são totalmente viáveis e serão executadas. Claro, sempre deixo ressalvas, pois dependemos da saúde financeira que receberemos o município”, ressaltou o candidato.
Na assistência social, Camerini afirmou que deseja destinar uma parte do orçamento municipal para investir em projetos habitacionais, sobretudo visando o fortalecimento das cooperativas habitacionais. O candidato também explicou que pretende fortalecer as políticas públicas com uma rede de atendimento viável e eficaz, com casa de passagem para mulheres, albergue para as crianças e apoio dos conselhos municipais.
Dentre seus projetos, Camerini destacou a importância de trabalhar na questão da acessibilidade e da inclusão social, principalmente oferecendo oportunidades aos deficientes. “Teremos cursos profissionalizantes, investimentos até de parcerias público-privadas com o apoio de empresas para fortalecer essas áreas e ajudar essas pessoas”, comentou.
Para a educação, o seu discurso novamente fez referência à gestão atual e às promessas dos demais candidatos. “Defendo continuarmos construindo creches municipais, apoiando e melhorando as que nós já temos. O que não podemos fazer é o que nós vemos hoje, de que uma creche, com o custo de mais de dois milhões que será construída, será entregue para a iniciativa privada e depois a prefeitura vai comprar as vagas. Não faremos isso”, enfatizou.
Segundo ele, a obtenção de creches pode ser alcançada através de parcerias, por exemplo, com o sistema “S”. Além disso, fez menção ao seu projeto “Portal do Futuro”, que visa a qualificação da população para o trabalho e a retomada do projeto de construção de uma biblioteca pública. “Temos que passar isso para a juventude. Que a leitura é muito importante. Sair um pouco do computador e voltar para os livros, isso é uma cultura que também tem que ser apoiada pelo poder público”, explicou.
Na mobilidade urbana, Camerini enfatizou que a população não irá encontrar no seu plano de governo propostas mirabolantes ou “elefantes brancos”. “Vocês vão encontrar ligações interbairros, e vamos buscar pessoas especializadas na área de mobilidade urbana para tecnicamente ajudar o município a melhorar”, comentou.
Dentre suas propostas, Camerini destacou o desejo de incentivar a construção de edifícios garagens, cobrar a duplicação da BR-470 e a revitalização dos trevos junto ao governo federal e pensar em um “anel viário” para Bento Gonçalves.
O candidato também mencionou a necessidade de criar um local específico para a parada de ônibus no centro. “No centro tem várias paradas de ônibus. Temos que começar a mudar isso para termos mobilidade urbana. Começar a definir um local só, e as pessoas que queiram pegar o ônibus vão ir naquele local no centro. O centro não é longe, não dá um quilômetro de caminhada.
Na agricultura, Camerini justificou o motivo por não prometer asfalto para o interior: “Eu não prometo asfalto no interior porque eu não sou louco. O cara que promete hoje não consegue tapar os buracos, não consegue passar uma patrola, imagina passar um asfalto. Termos que dar condições para nosso agricultor escoar sua produção sim, mas eles não pedem asfalto. Querem estradas com condições”, explicou.
Também citou a urgência da construção de um mercado público para Bento Gonçalves, o qual seria obtido através de contatos com deputados que têm como pauta principal a agricultura. “Estamos na capital da uva e do vinho e sequer temos um local adequado para nosso agricultor vender os seus produtos”, destacou o candidato.
ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS:
– A transmissão ocorre sempre às 12h30. A reexibição na TVCom será sempre às 19h30.
1º – Álvaro Becker (DEM): exibição dia 21/10 e reexibição dia 3/11
2º – Diogo Siqueira (PSDB): exibição dia 22/10 e reexibição dia 4/11
3º – Volmar Giordani (PRTB): exibição dia 23/10 e reexibição dia 5/11
4º – Moacir Camerini (PSB): exibição dia 24/10 e reexibição dia 6/11
5º – Carlos Pozza (PSC): exibição dia 26/10 e reexibição dia 7/11
6º – Alcindo Gabrielli (MDB): exibição dia 27/10 e reexibição dia 8/11
7º – Márcio Possan (PT): exibição dia 28/10 e reexibição dia 9/11
8º – Paulo Caleffi (PSD): exibição dia 29/10 e reexibição dia 10/11
9º – Volnei Tesser (Cidadania): exibição dia 30/10 e reexibição dia 11/11
Para a realização das entrevistas e do futuro debate, previsto para o dia 12 de novembro, o NB Notícias/TV Com conta com o apoio do Dall”Onder Hotéis, Colégio Mutirão, Doutora Roberta Ximendes Gerber, Pizzaria Belgrano, Primazia, Sinsiserp-BG, DWR Som Luz e Imagem ,ViaSul Internet e Santè sono & bem-estar.
Mín. 16° Máx. 26°