A corrida pelo pleito municipal está em pleno movimento. Restando menos de um mês para as Eleições, o NB Notícias/TVCom promove uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves para apresentar ao eleitor as ideias e propostas daqueles que estão no páreo pelo comando da “Casa Amarela”. O segundo entrevistado foi Diogo Segabinazzi Siqueira, candidato a prefeito da coligação Gente Que Faz Bento.
As entrevistas ocorrem ao vivo, às 12h30, na página do NB no Facebook, no canal do NB no YouTube, e na TVCom, pelo canal 14 da NET ou pelo aplicativo para smartphone.
Clique aqui para acessar a entrevista completa do candidato Diogo Siqueira
Confira alguns destaques da entrevista com o candidato Diogo Siqueira, da coligação Gente que Faz Bento:
O candidato Diogo Siqueira, que atuou como secretário da saúde do governo Pasin, representa a situação no pleito municipal. Em sua fala, o ex-prefeito de Santa Tereza enfatizou o desejo da modernização da gestão e traçou a saúde pública como bandeira principal de sua campanha. “A atenção básica é uma prioridade e vamos melhorar cada vez mais. Saúde é a nossa bandeira e nossa grande prioridade”, ressaltou.
Em sua explanação, Diogo se diz orgulhoso do que foi construído durante a gestão do governo Pasin na questão da saúde pública, citando de forma enfática o ranking do IDESE, que colocou o município no topo no quesito saúde entre as cidades gaúchas. Diogo também citou as melhorias realizadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Nossa UPA melhorou muito. Tínhamos demora de atendimento, não tínhamos um atendimento com exame clínico. Nosso raio x era analógico. Colocamos um laboratório 24 horas de análises clínicas para fazer exames de sangue e um raio x digital que atende todo nosso cidadão”, relatou.
Dentre suas propostas, a sua gestão almeja trabalhar na agilização de reposições de médicos. “Sabemos que há uma rotatividade muito grande de médicos. Nossa forma de trabalhar é tentar agilizar essa reposição de médicos. Temos três formas de contratação: concursado, contrato temporário e a terceirização. Vamos trabalhar com essas três formas para agilizar o máximo possível”, comentou.
Diogo enfatizou o trabalho realizado por sua equipe na secretaria da saúde durante a pandemia do coronavírus e afirmou que o município está preparado para gerir um segundo hospital. “Já temos a maturidade o suficiente como prefeitura e como sociedade para termos um segundo hospital em Bento, e precisamos deste segundo hospital. Não é um luxo. Precisamos por necessidade”, ponderou.
Dentre as propostas mais mencionadas pelo candidato está a modernização da gestão e a presença de parcerias público-privadas em diversos setores, dentre eles, na educação. Diogo faz referência à utilização de um sistema misto no ensino público, no qual há servidores concursados, mas também contando com uma gestão particular, em escolas construídas pelo próprio poder público. Segundo o candidato, tal sistema facilitaria nas contratações e nas demissões.
Ainda na área da educação, Diogo ressaltou a importância da utilização do conhecimento obtido na pandemia. “Precisamos usar o conhecimento agora da pandemia, na qual todos os pais, alunos e professores aprenderam a ter aulas online. Não podemos abandonar esse conhecimento. Ano que vem vamos voltar a ter as aulas físicas, e vamos usar esse conhecimento para fazer o reforço no contraturno”, explicou.
Diogo, em seu pronunciamento na entrevista, relatou as parcerias público-privadas como sinônimo de crescimento. “O que fazemos hoje é pensando realmente daqui 20 anos. As novas gerações serão valorizadas com nosso presente. Quanto mais trabalharmos com parcerias público-privadas, teremos uma cidade cada vez melhor. Já avançamos muito nesses últimos oito anos. Nós precisamos trabalhar mais com a comunidade”,comentou.
Na área da segurança, Diogo mencionou a ampliação do videomonitoramento e novamente enfatizou o desejo de modernização. “A nossa Guarda Municipal foi iniciada nesses quatro anos, vamos ampliar a guarda, mas precisamos avançar mais. Temos ainda poucas câmeras de inteligência. Temos que ampliá-las. Essas câmeras fazem o reconhecimento facial, fazem leitura de placa. Precisamos avançar em tecnologia”, opinou.
Para o setor de assistência social, Diogo menciona em seu plano a construção de CEACRIs nos bairros Conceição, Juventude, Maria Goretti, Tancredo Neves, São João e Vale dos Vinhedos. Na entrevista, o candidato justificou a implantação como a necessidade de um “olhar mais forte” do poder público para com as crianças.
Em sua fala, Diogo elogiou o governo Bolsonaro e disse que vai buscar aproveitar os vínculos construídos em Brasília para a concretização de projetos. “”Ele (Bolsonaro) virou amigo pessoal do prefeito Pasin, e vamos buscar esse apoio. Vamos aproveitar essas alianças políticas que temos em Brasília com pessoas que querem o bem do país para buscar o melhor para a Bento Gonçalves”, explicou.
Na mobilidade urbana, Diogo identificou como sendo um dos principais problemas enfrentados pelo município atualmente. De cara, o candidato elogiou alguns dos projetos efetuados pela gestão atual, dentre elas o túnel que liga a Zona Norte até o bairro São João. Dentre as propostas de melhoria está a busca por subsídios para baratear o custo da passagem e fomentar a utilização do transporte público.
Diogo ponderou o desejo de construir ciclovias e ciclofaixas em São Pedro e no Vale dos Vinhedos. Segundo ele, a municipalização da RS-444 vai viabilizar o projeto. Além disso, comentou sobre a importância de dar uma atenção especial ao aeródromo. “Precisamos valorizá-lo e qualquer cidade que queira crescer economicamente precisa dessa forma de transporte”, ressaltou.
Na área de agricultura, o candidato comentou que vai utilizar de sua experiência como prefeito de Santa Tereza para promover o asfaltamento em vias do interior da cidade. “Vamos fazer mais asfaltamento.. Vamos utilizar a experiência que tive em Santa Tereza, onde fizemos muito asfalto”, relatou.
Além disso, seu plano de governo prevê a construção de um espaço para a venda do produtor rural. “Seja uma forma de rua coberta, próprio mercado público. Vejo que é uma demanda antiga e precisa ser discutida com todos os agricultores e todas as pessoas interessadas. O local, obviamente, vamos trabalhar com toda a sociedade. Nunca decidimos nada sozinhos”, explicou o candidato.
Ainda mencionando a modernização de gestão, Diogo comentou sobre o projeto em que visa modernizar a prefeitura colocando os serviços na palma da mão, ou seja, no celular. Também afirmou o desejo de digitalizar todo e qualquer processo interno. Precisamos modernizar e desburocratizar nossa prefeitura”, exclamou o candidato.
ENTREVISTAS COM OS CANDIDATOS:
– A transmissão ocorre sempre às 12h30. A reexibição na TVCom será sempre às 19h30.
1º – Álvaro Becker (DEM): exibição dia 21/10 e reexibição dia 3/11
2º – Diogo Siqueira (PSDB): exibição dia 22/10 e reexibição dia 4/11
3º – Volmar Giordani (PRTB): exibição dia 23/10 e reexibição dia 5/11
4º – Moacir Camerini (PSB): exibição dia 24/10 e reexibição dia 6/11
5º – Carlos Pozza (PSC): exibição dia 26/10 e reexibição dia 7/11
6º – Alcindo Gabrielli (MDB): exibição dia 27/10 e reexibição dia 8/11
7º – Márcio Possan (PT): exibição dia 28/10 e reexibição dia 9/11
8º – Paulo Caleffi (PSD): exibição dia 29/10 e reexibição dia 10/11
9º – Volnei Tesser (Cidadania): exibição dia 30/10 e reexibição dia 11/11
Para a realização das entrevistas e do futuro debate, previsto para o dia 12 de novembro, o NB Notícias/TV Com conta com o apoio do Dall”Onder Hotéis, Colégio Mutirão, Doutora Roberta Ximendes Gerber, Pizzaria Belgrano, Primazia, Sinsiserp-BG, DWR Som Luz e Imagem, ViaSul Internet e Santè sono & bem-estar.
Mín. 16° Máx. 26°