A Prefeitura de Farroupilha decidiu que os cerca de oito mil estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal vão permanecer com aulas remotas até o fim do ano letivo em 2020. A Secretaria Municipal da Educação decidiu retomar o ensino presencial apenas no próximo ano, com previsão de início em fevereiro. A decisão foi oficializada por meio de decreto municipal e ocorreu após discussões com o comitê municipal que trata das ações de combate ao coronavírus.
Segundo o secretário municipal de Educação de Farroupilha, Vinicius Grazziotin, entre os fatores que pesaram para a medida estão limitações logísticas que não trariam ganho ao aprendizado com o retorno presencial. O tamanho das salas de aula do município, por exemplo, impediria o retorno simultâneo da metade de uma turma de 25 alunos. Dessa forma, a maior parte precisaria continuar estudando de casa, já que também não há salas vagas nas escolas.
A secretaria também estima que a maior parte das famílias se adaptou à rotina de aulas à distância e não está disposta a encaminhar os filhos à escola tão perto do fim do ano letivo. O resultado seria a inviabilidade do transporte escolar por falta de demanda, especialmente no interior. A falta de servidores é outro empecilho apontado para dar conta das aulas presenciais ainda nesse ano. Como muitos professores integram o grupo de risco, precisam seguir com as aulas remotas. No entanto, alguém precisaria ficar responsável pelas crianças que estivessem na escola. A estimativa é de que o município precisaria de 200 professores adicionais, mas a legislação impede contratações emergenciais em ano eleitoral. Atualmente, o município conta com cerca de mil servidores na educação, dos quais 750 são professores.
Das 30 instituições que integram a rede municipal de Farroupilha, apenas as cinco escolas de educação infantil iniciaram o retorno presencial. As vagas compradas da rede privada também retomaram as aulas. A rede particular tem seguido o calendário de retorno definido pelo Estado, mas o município ainda estuda se vai autorizar a volta às aulas na rede estadual.
Mín. 17° Máx. 27°