Um fenômeno ocorrido na noite deste domingo, 18, intrigou os moradores de Bento Gonçalves e de várias cidades da Serra Gaúcha. Era um objeto brilhante que voava pelo céu das cidades, com vários pontos brilhantes. A reportagem do NB Notícias recebeu diversos vídeos e fotos enviados por internautas perguntando do que se tratava o objeto.
Os pontos luminosos vistos pela população são satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX, que pretende distribuir sinal de internet a preços acessíveis em todo o mundo. O site findstarlink.com, que monitora a constelação de satélites, registrou que a visibilidade da Starlink-13,14 na Serra Gaúcha aconteceu durante quatro minutos a partir das 19h12min deste domingo, 18.
O internauta Pedro Lima achou estranho o fenômeno e resolveu gravar. "Eram luzes piscantes que passaram rapidamente. Resolvi registrar para depois saber o que era", disse ele. A mesma sensação teve a internauta Diana Donatto Prado. "Estava andando na rua e me deparei com algo estranho no céu. Resolvi filmar e enviar para vocês, para descobrirem o que era", resumiu a internauta.
O projeto Starlink, idealizado em 2015 pelo bilionário Elon Musk, homem à frente da americana SpaceX, tem como objetivo cobrir o planeta de satélites para prover internet banda larga com preços acessíveis e em pontos antes não atendidos pelas redes atuais. Ambicioso, o plano quer criar uma mega constelação, formada por, pelo menos, 12 mil satélites em órbita — a SpaceX já teria pedido autorização para lançar outros 30 mil.
Mín. 13° Máx. 29°