16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ELEIÇÕES: Sistema de consulta ao registro dos candidatos sai do ar

Desde a sexta-feira, 16, site para consulta pública do andamento das candidaturas não consegue ser acessado pelos internautas, sem uma explicação aparente.

18/10/2020 às 13h42 Atualizada em 22/10/2020 às 13h18
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Desde a manhã da sexta-feira, 16, algumas informações do sistema DivulgaCandContas não estão sendo acessados pelos internautas. No Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para consultar informações de todos os candidatos que disputarão as Eleições 2020 nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos 5.568 municípios brasileiros, também era possível acompanhar em tempo real o andamento dos registros de candidatura.

Até a noite da quinta-feira, 15, o sistema permitia que qualquer cidadão brasileiro acompanhasse a situação de análise dos registros de candidatura dos candidatos em todo o Brasil, com os pareceres do juiz eleitoral, do promotor eleitoral e dos advogados de defesa dos candidatos, em caso de impugnação do registro. A consulta era feita ao acessar a página do candidato escolhido, em uma barra na lateral direita do computador. 

A partir da manhã desta sexta-feira, 16, foram retiradas todas essas informações. O internauta que acessa o local encontra apenas a palavra resultado e, mesmo assim, não consegue acessar nada sobre o trâmite do registro de candidaturas. Abaixo, aparece a possibilidade de pesquisar outro processo, porém, por este atalho também não aparece nada sobre a situação dos candidatos.

Com isso, na página dos candidatos a prefeito de Bento Gonçalves, por exemplo, os internautas conseguem ver apenas a situação de cada candidatura. Por exemplo, nos casos dos candidatos Moacir Camerini (PSB), que teve sentença de impugnação da candidatura divulgada no sistema às 18h20min da quinta-feira, 15, não aparecem mais. Na pagina inicial a situação aparece como AGUARDANDO JULGAMENTO. A mesma situação se repete com o candidato Álvaro Becker (DEM), que teve o registro indeferido por causa do prazo de desincompatibilidade. Na última atualização do sistema, constava a apresentação das alegações dos advogados de defesa do candidato.

A reportagem do NB Notícias tentou contato com o promotor eleitoral, Elcio Resmini Meneses, mas não obteve resposta sobre o questionamento. O chefe do Cartório Eleitoral, Ricardo de Abreu, informou que ainda não tinha conhecimento do problema, que seria verificado a partir da segunda-feira, 19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários