13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

O QUE É ISSO: Fenômeno no céu intriga moradores na Serra Gaúcha

Várias pessoas postaram não saber o que era o círculo que se formou em torno do sol no final da manhã desta quinta-feira, 15, em muitas cidades da região.

15/10/2020 às 17h08 Atualizada em 22/10/2020 às 13h18
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Luana Garbin Predebon/Divulgação
Luana Garbin Predebon/Divulgação

Um fenômeno nos céus da Serra Gaúcha intrigou moradores de várias cidades no final da manhã desta quinta-feira, 15. Nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis, Farroupilha e Caxias do Sul, muitas pessoas postaram fotos perguntando o que era aquele círculo que aparecia em torno do sol. 

Muitos achavam que se tratava de um satélite mas, na verdade, trata-se de um halo solar. Segundo a Física, Mariana Mendes, o fenômeno óptico é caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários