Uma troca de tiros entre integrantes de um grupo criminoso e policiais da Brigada Militar terminou com cinco pessoas mortas e uma gravemente ferida na manhã desta quarta-feira, 14, entre Caxias do Sul e Farroupilha. As mortes ocorreram após os indivíduos trocarem tiros com os policiais. Armas de grosso calibre, pistolas, revólveres e toucas ninjas foram apreendidos na operação.
De acordo com as primeiras informações, o confronto aconteceu na RSC 453 (Rota do Sol), num local conhecido como ponte seca, na divisa entre Farroupilha e Caxias do Sul. A troca de tiros ocorreu após uma perseguição que iniciou no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul, onde os criminosos atacaram um ponto de venda de drogas que pertenceria a um grupo rival.
A BM tinha informações sobre a disputa por territórios para o tráfico de drogas entre facções e que um ataque poderia acontecer no bairro Pioneiro. O relato é que os criminosos viriam de Farroupilha para atacar os rivais. O 4º Batalhão de Choque foi acionado e monitorou a região durante toda a madrugada, com o ataque acontecendo por volta das 4h15min. Os atiradores estavam em um Voyage de cor branca, que fugiu em direção a Rota do Sol. Houve perseguição em direção a Farroupilha até a chamada Ponte Seca, onde os suspeitos desembarcaram. Os policiais foram recebidos a tiros de espingarda e pistola. A reação dos PMS levou à morte de cinco suspeitos. Na sequência, um sexto suspeito foi encontrado em um matagal daquela região. Ele usava um colete balístico e portava um revólver .38. O criminoso atirou contra os PMs e foi baleado. Ele foi socorrido pelo Samu e seu estado é considerado grave.
Na ação, foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, uma pistola 9mm, duas pistolas calibre .380, dois revólveres .38, dois coletes balísticos e rádios na frequência da BM. Nenhum policial militar ficou ferido no confronto.
Mín. 17° Máx. 27°