Sete meses após entrar em operação, o UCSGRAPHENE chega ao mercado internacional. A planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul efetuou, na última semana, a primeira exportação do material, e o destino foi o mercado europeu. Amostras de grafeno foram fornecidas ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, instituto que concebe, implementa e opera produtos e sistemas inovadores. A intermediação foi feita pela Zextec Consultoria Empresarial, empresa parceira do UCSGRAPHENE responsável pela comercialização do produto.
O CEiiA vai realizar ensaios com grafeno – material derivado do carbono, mais leve e resistente que existe, com diversas potencialidades em alta tecnologia – em componentes para as indústrias automotiva e aeronáutica. De acordo com o coordenador do UCSGRAPHENE, Diego Piazza, os desenvolvimentos realizados pela instituição poderão gerar valor agregado para produtos de Caxias do Sul e região. “As perspectivas são de que UCS e CEiiA compartilhem a produção de conhecimento a partir do trabalho conjunto. Estamos trabalhando para que o grafeno possa auxiliar no desenvolvimento das matrizes produtivas local, regional e nacional”, ressalta.
O reitor Evaldo Kuiava, idealizador da instalação de uma planta produtiva de grafeno pela UCS, celebra a chegada ao mercado internacional como uma mostra da capacidade inovadora da Universidade. “Pesquisa, inovação e tecnologia destacam a UCS no cenário nacional entre as instituições de ensino superior. O UCSGRAPHENE representa a materialização de uma proposta que visa levar à sociedade, em forma de produtos e processos inovadores, o conhecimento produzido dentro da Universidade”, salienta.
Por sua vez, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, exalta a importância da primeira exportação do grafeno para uma instituição de soluções em alta tecnologia de um mercado em expansão como o europeu. “O UCSGRAPHENE foi criado para trazer soluções modernas para empresas da região, do país e do exterior. Queremos nos tornar referência no fornecimento dessa tecnologia, que hoje é vista como de grande potencial para os chamados setores portadores de futuro”, destaca.
Mín. 14° Máx. 25°