Em 1979, no ano em que o Esportivo foi vice-campeão gaúcho, um dos episódios mais marcantes da história do clube ocorreu no Estádio da Montanha, no dia 30 de maio: o Jogo da Neve, entre o alviazul e o Grêmio. A histórica partida é contada na obra “Pé-frio: futebol e neve no Brasil”, do jornalista e escritor, Henrique Porto. O livro já está à venda em Bento Gonçalves.
A obra reconta os detalhes das oito partidas de futebol realizadas sob neve no país, todas na década de 1970. Foram quatro anos de trabalho,para chegar ao resultado final, com pesquisa em jornais, livros, vídeos e entrevistas.
O encontro entre Esportivo e Grêmio, realizado em 30 de maio de 1979, está entre os jogos relatados na obra. “Só queríamos que a partida acabasse logo para entrar no ônibus com ar quente e voltar para Porto Alegre, que era menos frio”, recordou o gremista Tarciso. “Você colocava a chuteira e os dedos ficavam dobrados com o frio”, descreveu o alviazul Raquete.
Confira também: :Os 40 anos do Jogo da Neve entre Esportivo e Grêmio
Além do Jogo da Neve, entre as histórias resgatadas estão a do goleiro que vestiu meia-calça, dos atletas que consumiram bebida alcoólica misturada ao café, de uma fogueira no vestiário, das lágrimas que congelaram, de uma lua de mel interrompida e do pentacampeão Luís Felipe Scolari entrando numa fria por duas vezes.
A obra tem 220 páginas e conta com fichas técnicas dos confrontos e dos attletas, além de registros fotográficos históricos. O prefácio é do consultor empresarial Max Gheringer, que descreve o livro como "diferente, pitoresco e curioso, que resgata histórias desconhecidas até por pesquisadores do futebol e que estava faltando na bibliografia futebolística brasileira”.
As pré-vendas ocorrem na Paparazzi Livraria do L’América Shopping Center, no valor de R$ 50,00. No próximo dia 11 de outubro o autor estará em Bento Gonçalves autografando os livros antes da entrega para os compradores.
Mín. 17° Máx. 27°