Após sete meses com as atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, a Sociedade Educativa, Cultural e Poliesportiva Bento Gonçalves – o Bento Vôlei retomou os treinamentos das categorias de base a partir desta semana. Os trabalhos em quadra são comandados pelos treinadores Fernando Rabelo, no naipe feminino, e Ronaldo Henrique, o Royal, no masculino, que assume o lugar de Carlão Mantovanelli, que está afastado por motivos pessoais. O clube está com as inscrições abertas para novos participantes.
Apesar de não contar com o projeto social junto à Lei de Incentivo ao Esporte, o qual teve sua aplicação adiada para 2021, o clube deu continuidade aos treinamentos, mesmo sem a expectativa da realização de competições oficiais neste ano. Ao todo, somando as categorias Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil, tanto no masculino como no feminino, aproximadamente 40 alunos retornaram aos treinamentos no Ginásio Municipal Darcy Pozza.
Sem a perspectiva de competições, o coordenador da base do Bento Vôlei Mauricy Jacobs salienta que o objetivo neste momento é reunir novamente os grupos e consolidá-los com a vinda de novos atletas ao longo dos próximos meses. “A partir de agora estamos convidando os atletas a voltar a participar, e estamos também buscando novos integrantes. O objetivo é reunir de novo os grupos, colocar em funcionamento novamente depois de tantos meses de parada e, se possível, nos próximos meses, participar de alguns torneios ou partidas amistosas’, salienta.
Durante o período de paralisação, o Bento Vôlei manteve os jovens atletas engajados com treinamentos à distância, tanto físicos como técnicos. “Duas vezes semanais, o professor Rabelo ministrava treinos físicos virtuais. O pessoal se conectava e fazia o treino em casa. E uma vez por semana o professor Carlão ministrava treinos individuais com bola, na parede, na garagem da casa. O Bento Vôlei forneceu as bolas e quem não tinha sua bola de vôlei em casa podia retirar no clube e praticar”, explica o coordenador.
Ao contrário da rotina que o clube vinha seguindo antes da pandemia, a carga de treinamentos será diminuída para o restante do ano. Enquanto que anteriormente as categorias de base treinavam todos os dias, sendo dois trabalhos semanais na academia para a parte física, nesse retorno a carga será reduzida para dois treinos semanais no ginásio.
Professor Royal, que possui ampla bagagem no voleibol, é a novidade no Bento Vôlei para esse retorno. (Foto: Kévin Sganzerla/NB)
Para 2021, o Bento Vôlei tem encaminhado o projeto social junto à Lei de Incentivo ao Esporte, o qual já está captado e deverá ser colocado em prática a partir de janeiro. “O Bento Vôlei tem um projeto no Ministério do Esporte aprovado, mas devido à pandemia e a não realização de campeonatos, o clube achou por bem não colocar em prática esse projeto, não utilizar esses valores captados na lei, pois seriam só treinamentos, Desta forma, o clube transferiu esse projeto para o ano que vem. Já temos uma dotação orçamentária para 2021, o que é muito importante”, pondera.
Os interessados em integrar as categorias de base do Bento Vôlei podem entrar em contato com a secretaria através do fone (54) 93451-6560.
Dias e horários dos treinamentos:
Masculino – Quartas e sextas-feiras:
Mirim e infantil – 15h às 16h30
Infanto-Juvenil – 16h30 às 18h
Feminino – Terças e quintas-feiras:
Mirim e infantil – 15h às 16h30
Infanto-Juvenil - 16h30 às 18h
Mín. 17° Máx. 27°