13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

LUTO: Mundo do Rock chora a morte de Eddie Van Halen

Considerado um dos principais guitarristas do mundo, músico lutava há vários anos contra um câncer e faleceu na manhã desta terça-feira, 6, aos 65 anos.

06/10/2020 às 23h23 Atualizada em 12/10/2020 às 11h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O mundo do Rock está de luto. O lendário guitarrista Eddie Van Halen, fundador do VAN HALEN, faleceu nesta terça-feira, 6 de outubro, aos 65 anos. Eddie vinha lutando há anos contra o câncer. O anúncio foi feito pelas redes sociais de seu filho, Wolfgang Van Halen, baixista da banda.

Wolfgang confirmou que a causa da morte foi câncer, mas não especificou em qual região. Porém, em 2019, o site "TMZ" já tinha apurado que Eddie tratava de um tumor na garganta há anos. Ele estaria viajando regularmente à Alemanha para obter tratamento. Os médicos teriam descoberto que o tumor se espalhou para o cérebro e outros órgãos e não havia mais chances de reversão. Eddie estava internado no hospital St. John na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos. O músico faleceu ao lado de sua esposa, Janie, além do filho Wolfgang e de Alex Van Halen, irmão de Eddie e baterista do Van Halen.

Eddie foi fumante por décadas e já chegou a enfrentar um câncer na língua, diagnosticado em 2000. Em parte do tratamento na época, ele teve um terço de sua língua removida. Em 2002, foi anunciado que ele estava completamente curado. O tumor na garganta estava sendo mantido de forma controlada. No entanto, esta seria a razão pela qual o Van Halen estaria inativo há algum tempo - o último show da banda foi em 2015.

Apesar disso, o músico nunca se manifestou publicamente sobre o caso. No fim de 2019, Eddie chegou a fazer uma aparição pública ao comparecer a um show do Tool nos Estados Unidos. Uma foto ao lado do guitarrista Adam Jones foi publicada. Esta foi uma de suas últimas aparições públicas.

Uma das lendas do rock

Eddie Van Halen foi um dos maiores guitarristas de rock da história e fundou em 1972 junto com o seu irmão, Alex, a banda batizada dois anos depois com o sobrenome deles. O Van Halen foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo enérgico e espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980. Em 2007, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock. Os riffs e solos virtuosos de Eddie viraram referência no rock. Um dos mais marcantes foi em "Eruption", em que ele ajudou a popularizar o "tapping", técnica em que as duas mãos são usadas no braço da guitarra.

Ao longo das quatro décadas de carreira, o Van Halen teve diferentes vocalistas: Dave Lee Roth, Sammy Hagar e, por um breve período, Gary Cherone. Mas a guitarra de Eddie e a bateria do irmão Alex sempre estiveram na banda. O álbum de inéditas mais recente da banda havia sido "A different kind of truth", de 2012, décimo segundo da carreira do grupo, que chegou ao segundo lugar das paradas da Billboard. No mesmo ano, Eddie ficou em primeiro lugar em uma enquete entre leitores da revista "Guitar World" para eleger o melhor guitarrista de todos os tempos.

Wolfgang Van Halen e Eddie Van Halen em foto de fevereiro de 2012 — Foto: Kevin Winter/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários