17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ESPORTIVO: A paixão pelo alviazul estampada em uma parede

Luis Henrique Piccin é um exemplo de que a paixão pelo futebol do interior sobrevive e emerge. Com um trabalho de mais de um ano, ele colocou um resumo da história do clube dentro de casa.

05/10/2020 às 15h04 Atualizada em 12/10/2020 às 11h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

Ela se destaca e atrai a atenção dos olhares de quem entra em sua residência: uma parede azul, com inúmeras fotos e um letreiro escrito “Esportivo” reflete o tamanho da paixão do torcedor Luis Henrique Piccin, de 23 anos, que fixou em sua casa memórias da história do clube de Bento Gonçalves. Depois de um ano de trabalho, um pequeno espaço de sua casa agora pertence exclusivamente ao alviazul.  

As fotos que contemplam a parede vão desde o primeiro ano de fundação do clube até 2020, com um espaço em branco para as próximas temporadas que virão. Os registros históricos foram revelados e colados em uma espécie de caixa de isopor, deixando-os em alto-relevo. 

Não há fotos de todos os times do Esportivo, afinal são 101 anos de trajetória. Porém Luis tem na parede um resumo da história alviazul, que perpassa pela primeira equipe, pelas décadas de 1970 e 1980 – os anos de áurea -, pelos últimos anos de Estádio da Montanha e toda a trajetória do clube na era Montanha dos Vinhedos até o presente momento. 

Luis começou a torcer pelo Clube Esportivo em 2012, quando foi campeão da Divisão de Acesso. “Comecei em 2012 acompanhando o acesso. Na Torcida Organizada Fúria Alviazul me integrei oficialmente em 2016, mas comecei como intruso. Agora que fiz uma página no Facebook – Esportivo Mil Grau – com o qual comecei a me entreter mais no clube”, relata. 

Porém, seu vínculo com o alviazul de Bento Gonçalves vem desde criança. Luis começou a frequentar o Estádio Montanha dos Vinhedos ainda muito jovem, ao lado de seu tio. O seu pai, inclusive, marcava presença no Estádio da Montanha desde pequeno, sendo testemunha do auge do Esportivo no futebol gaúcho. 

A ideia de estampar sua paixão em uma parede de casa teve início no ano passado, quando Luis começou a arquivar as imagens. “Sempre quis ter aqueles posters dos times, mas era difícil encontrar. Então tive a ideia de encontrar as fotos e fazer desta forma. Comecei a fazer no ano passado, quando iniciei a pintar, organizar, arquivar as fotos para depois começar a montar. Consegui os registros através de pesquisas em jornais e em sites”, orgulha-se. 


Os pais aprovaram a decisão de Luis. A sua mãe, Márcia dos Santos, auxiliou na pintura e na montagem da parede, a qual está localizada no cômodo principal de sua casa, ao lado da cozinha. “Aceitamos e, inclusive, fui eu que pintei. Eu também dei umas ideias, ajudei ele a pintar e a montar tudo”, comenta. 

Luis foi um dos primeiros a comprar o livro “Um Século Alviazul”, dos autores Fabiano Mazzotti e Alceu Salvi Souto, o qual conta com inúmeras fotos que, inclusive, comtemplam a sua parede de casa. “É uma obra muito incrível, pois há muitas histórias que sequer sabíamos, como o futebol feminino, o vôlei, o histórico de como começou, como era a cidade. Tem tudo, você fica maravilhado”, pondera. 

Com um espaço já garantido para os próximos times, Luis se diz ansioso para a temporada de 2021, e aguarda um registro especial, com a Montanha dos Vinhedos lotada, no Gauchão, na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileirão, para completar mais um lugar em branco de sua parede. “O Esportivo é uma segunda casa. É um orgulho que temos pelo clube de nossa cidade. E é necessário ajudar para crescer mais ainda”, comenta o torcedor. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários