Vem da cidade de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, o caso inspirador de uma empresa que mostra como foco e planejamento, quando estrategicamente combinados, permitem a um negócio crescer mesmo em um ano de retração e adversidades como foi boa parte de 2020. A Mackerduz, indústria de produtos de limpeza detentora das marcas Saif e Gran Brilho, concretizou um investimento superior a R$ 11 milhões na aquisição de um terreno, reforma e ampliação do prédio para abrigar seu parque fabril e sede administrativa.
Há pouco mais de um mês a empresa está operando nas novas instalações, que totalizam 6.600 m2 de área construída – concluindo um projeto moderno de expansão cuja estruturação iniciou dois anos atrás. “Apesar de todos os efeitos que a pandemia da covid-19 teve na economia e na estabilidade de muitas empresas, conseguimos cumprir com as metas de nosso planejamento, focado em um objetivo claro: viabilizar o crescimento sustentável e duradouro do negócio. Prova disso é que estamos operando em uma fábrica que nos permitirá quadriplicar a atual capacidade produtiva e faturamento. Agora, nosso desafio é trabalhar para alcançar esse índice de crescimento”, revela Roni Kussler, sócio-diretor da Mackerduz.
O desempenho no mercado sustenta o otimismo da empresa: desde o início do ano está operando sem estoque – ou seja, tudo o que produz é imediatamente comercializado e entregue, em um evidente sinal de aumento de demanda. Puxando a curva ascendente estão itens como o tira manchas sem cloro, carro-chefe das vendas da Saif, e a linha de desinfetantes e bactericidas, que registrou o maior crescimento de consumo neste ano.
Guinada com marca própria e venda direta
A história da Mackerduz começou a ser escrita em 1989. Na época, produzia e fornecia itens como massa para polir a outras indústrias da região. Mas foi no ano 2000 que o negócio começou a ganhar os contornos de case de sucesso que sustenta atualmente, com o desenvolvimento de uma linha de produtos próprios, destinados à venda direta no mercado. Dessa estratégia surgiram as marcas Saif, de produtos de limpeza, em 2002, e Gran Brilho, para cuidados automotivos.
Hoje, a Mackerduz ultrapassa os 100 itens no portfólio, comercializados em mais de 5 mil pontos de venda, especialmente supermercados de médio e pequeno porte. A região sul responde por 80% dos negócios – e há projetos de expansão nos estados de Minas Gerais e São Paulo. “Conquistamos nosso espaço investindo em uma estratégia que combina diferenciação pela qualidade dos produtos, levando aos seus consumidores melhor custo benefício, competitividade e, principalmente, variedade no mix de soluções, oferecendo alternativas para o consumidor”, explica Kussler.
Todos os itens das marcas Saif e Gran Brilho são de fabricação própria e têm comercialização direta aos supermercadistas. Os trabalhos de produção e venda ficam a cargo de um grupo de 70 colaboradores internos diretos – entre os quais 15 foram contratados no último mês para trabalhar na nova sede – e mais de 30 representantes na área comercial externa.
Mín. 14° Máx. 25°