A 35ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves terá três homenageados. Ao contrário dos anos anteriores, em que apenas uma pessoas homenageada este ano serão três, a fim de comemorar também os 80 anos da Biblioteca Castro Alves. Foram escolhidos os nomes de Alceu Salvi Souto, Eunice Pigozzo e Rogério Rodrigues.
O primeiro homenageado da feira é o jornalista e escritor Alceu Salvi Souto. O comunicador chegou a Bento Gonçalves em 1945, aos nove anos. Tem cerca de 50 anos dedicados ao rádio bento-gonçalvense e é escritor de obras como "Uma História de 50 anos" e recentemente juntamente com Fabiano Mazzotti participou da obra "Um século alvi azul", que conta a trajetória do Clube esportivo. O jornalista aceitou o convite e deixou o homenageado do ano de 2018, como responsável por ser seu representante, e ainda brincou. "Se é para o bem de todos, aceito. Mas, com uma condição que o Fabiano seja meu representante nessa jornada, nesta Feira do Livro. Estarei presente através dele", destacou Souto.
Neste anos também foram escolhidos homenageados para o tema e de projetos culturais. Já que em 2020 a Biblioteca Pública Casto Alves comemora 80 anos de laços com a comunidade, foi escolhida como o tema Feira. Representando esse mundo dos livros, a segunda homenageada é a bibliotecária Eunice Pigozzo, que trabalhou durante 30 anos na biblioteca, participando das edições da Feira do Livro. "Me emocionei, e aceito a convocação. Fico honrada, e seguirei levantando bandeiras para que a biblioteca siga sempre em evolução", revelou.
O terceiro homenageado tem o objetivo de destacar os projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura. O escolhido para representar é o escritor, Rogério Rodrigues criador do projeto Contantes. "O projeto nasceu da necessidade de se estimular uma construção dialógica de novas vozes para a escrita a partir de conversas com amigos e pessoas ligadas a cultura no município que identificaram falta de cursos de formação literária na região. E minha necessidade como escritor iniciante de formação, de um ambiente de trocas com outros escritores também principiantes. Fico muito contente em poder representar os escritores", finalizou o escritor.
100% digital e com foco no incentivo à leitura, a 35ª Feira do Livro será transmitida pela plataforma Youtube e pela página oficial do Facebook da Feira do Livro. As atividades vão englobar shows musicais, bate-papo com escritores, oficinas, palestras, lançamento de livros e e-commerce.
Mín. 14° Máx. 25°