13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

TÚNEL DO SÃO JOÃO: Prefeitura garante que esgoto a céu aberto será canalizado

Moradora do bairro alertou para o caso em rede social, temendo que córrego de detritos de cerca de 80 metros seja apenas soterrado em meio à obra, sem a colocação da tubulação

01/10/2020 às 14h14 Atualizada em 09/10/2020 às 12h00
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Jorge Bronzato Jr.
Compartilhe:
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Em uma publicação no Facebook nesta quarta-feira, 30 de setembro, uma moradora do bairro São João expôs seu temor de que um trecho de esgoto a céu aberto que corre próximo à propriedade de sua família fosse simplesmente soterrado em meio às obras do novo túnel de acesso à comunidade. Na postagem pública, Sandra Moro alerta para o fato de que, caso isso realmente ocorresse, os detritos naturalmente buscariam outro meio para escoar e o problema seria mantido ou até mesmo agravado.

Um dos motivos para a reação dela é o descarte de materiais que já vem sendo realizado naquele lugar. Em um vídeo gravado por Sandra, e postado junto a outras fotos, é possível ver que, de fato, já há cargas de terra e de pedras depositadas próximo ao curso d'água.

Ela afirma ter contatado a prefeitura para abordar o problema, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), mas, até aquele momento, não havia tido resposta para o problema apresentado.  "Os administradores públicos estão efusivos com a obra do túnel do bairro São João, todavia, estão ‘varrendo’ para o baixo de rochas e entulhos o esgoto, que antes corria a céu aberto e agora o esgoto vai ser literalmente enterrado. Todavia, se o esgoto não tiver mais por onde correr – porque o caminho que ele tinha para seguir está obstruído por terra e rochas –, só resta a ele voltar para as empresas e famílias de onde ele saiu ou abrir outro caminho, invadindo propriedade privada. (...) O que foi feito até agora ? Nada. Ou melhor, continuam despejando entulho de rochas e terra das obras do túnel e jogando nesse local. Em pouco dias, não haverá por onde o esgoto continuar o percurso e aí vamos ver o que a administração pública fará", diz trecho do texto.

A diretora-adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti, garante que o departamento está ciente da situação e que a empresa responsável pela obra fará a devida canalização do esgoto naquele ponto. Antes disso, de acordo com a arquiteta, é preciso fazer um alinhamento entre as duas caixas coletoras existentes na área, para a posterior colocação dos tubos de concreto. "Pode dar a impressão de que o esgoto está sendo tapado, porque há uma movimentação de terra e pedras naquele local, mas isso não vai ser feito. O que temos ali são cerca de 80 metros de esgoto a céu aberto que serão, sim, canalizados, mas antes precisa ser feito esse alinhamento na faixa de domínio do DNIT. Infelizmente, em uma obra desse porte, teremos problemas assim, e é normal que eles sejam apontados por quem mora ou trabalha no entorno", destaca a diretora-adjunta.

Ainda segundo Melissa, a previsão é de que a canalização seja executada em cerca de 20 dias. O cumprimento desse prazo, entretanto, depende justamente da entrega dos tubos a serem utilizados no local, que serão de 40 centímetros de diâmetro. "Pode ocorrer antes, mas estamos trabalhando com esse prazo porque a empresa que fornece os tubos está com um certo atraso nas entregas, em função da pandemia", finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários