Um dos maiores desafios para quem trabalha com produção cultural no Brasil tem sido profissionalizar a atividade, para que seja vista cada vez mais como séria e confiável. Sabendo que a arte e a cultura são geradoras de empregos e produtos rentáveis, e que movimentam recursos como quaisquer outras atividades econômicas, a Tum Tum Produtora decidiu lançar o curso on-line de Produção Executiva de Eventos. Com 12 encontros e 20 horas-aula, terá financiamento do FAC Digital da Secretaria de Estado da Cultura do RS, em parceria com a Feevale e a Feevale Teckpark. Serão 25 vagas, todas gratuitas, e as inscrições seguem até 5 de outubro.
Os encontros acontecerão de 16 de outubro a 25 de novembro, sempre às quartas e sextas, às 15h. A coordenação será da diretora executiva da Tum Tum Produtora, Juliana Pandolfo, que ministrará as aulas e terá convidados. “O foco do curso será a cultura contemporânea, e passaremos pelas principais técnicas de gestão de projetos e ações culturais", afirma Juliana. As 25 vagas oferecidas serão voltadas produtores da Serra Gaúcha das seguintes áreas: música, literatura, artes cênicas, audiovisual, artes plásticas e patrimônio, além de profissionais que queiram se profissionalizar no setor cultural.
O curso vai mostrar como produzir um espetáculo musical ou evento cultural, desde a concepção estratégica até a finalização, passando por formatação de projetos, leis de incentivo à cultura, orçamentos, mídia e divulgação, ou seja, incluindo todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão. "O programa do curso se diferencia por apresentar uma ideia de produção e gestão cultural não apenas como ações administrativas, mas também como um conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras que possibilitem aos participantes o desenvolvimento de seus projetos ou ações culturais”, complementa Juliana. Para passar por todas essas áreas, ela contará com os seguintes convidados: o antropólogo Caetano Sordi, os produtores culturais Dedé Ribeiro e Bruno Melo, a jornalista Paula Valduga, a profissional de marketing Madeline Juber, o diretor artístico Pepe Pessoa e a contadora Márcia Elisa Pezzi.
FIQUE ATENTO
Curso On-Line de Produção Executiva de Eventos
Coordenação: Juliana Pandolfo, Diretora Executiva da Tum Tum Produtora
Ministrantes: Juliana Pandolfo, Caetano Sordi, Dedé Ribeiro, Bruno Melo, Paula Valduga, Madeline Juber, Pepe Pessoa e Márcia Elisa Pezzi
Período de realização: 16/10/2020 a 25/11/2020
Carga horária: 20 horas/aula (dois períodos semanais de duas horas cada um)
Horário: das 15h às 17h
Plataforma: Google Meet
Vagas: 25 voltadas produtores da Serra Gaúcha das seguintes áreas: música, literatura, artes cênicas, audiovisual, artes plásticas, e patrimônio, além de profissionais que queiram se profissionalizar no setor cultural.
Custo: gratuito
INSCRIÇÕES:
Prazo: de 26 de setembro a 5 de outubro de 2020
Onde: no blog da Tum Tum Produtora, em www.tumtumprodutora.com.br
Como: os interessados devem preencher o formulário no site e anexar um breve currículo. O curso terá certificado de conclusão expedido pela Tum Tum Produtora aos participantes que obtiverem 75% de presença nas aulas.
Financiamento: FAC Digital da Secretaria de Estado da Cultura do RS, em parceria com a Feevale e a Feevale Teckpark.
Realização: Tum Tum Produtora
Os ministrantes
Juliana Pandolfo graduou-se em História pela Universidade de Caxias do Sul, em 2005. Desde 2004, atua como produtora cultural, tendo sido responsável pela gestão de produtos culturais para artistas de diversas áreas de atuação, tais como música, literatura, teatro, dança, cinema e artes visuais e pela elaboração e execução de projetos incentivados nas esferas Municipal, Estadual e Federal. Há dez anos, é diretora executiva da Tum Tum Produtora, em Caxias do Sul/RS, juntamente com o músico Beto Scopel. É diretora de produção da mostra de música Tum Tum e da Semana Tum Tum de Música. Além disto é uma das produtoras culturais do Instituto Tarcísio Michelon, há seis anos, em Bento Gonçalves, fazendo a direção de produção e comunicação do Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves. Há um ano é também produtora cultural do Instituto Hércules Galló, em Galópolis, Caxias do Sul. Elaborou e geriu, como produtora cultural, mais de 70 projetos nas três esferas governamentais. Esteve presente nas feiras negócios criativos MICSUR, na Argentina (2014) e na Colômbia (2016) e Womex na Espanha (2014) e MICBR (2018) em São Paulo. Em 2016, participou, juntamente com Beto Scopel, do projeto Avanti Serra, do grupo RBS, ministrando o workshop A música como negócio. Participou, nos últimos três anos, dos seguintes cursos relacionados à esfera cultural: 2018 Aluna especial do Mestrado em Artes Cênicas da UFRGS Disciplina Tópico Especial II Práticas de Reinvenção em Tempos de Urgência 2017 Curso de Gestão Cultural e Curso de Extensão Inovação e Empreendedorismo em Indústrias Criativas, ambos realizados pelo Departamento de Economia da UFGRS, GT de Economia da Cultura, em Porto Alegre RS; Encontro sobre a nova IN da Lei Rouanet em Porto Alegre em maio de 2017; 2016 Workshop Capacitação para Rodadas de Negócios Internacionais, realizado pelo MINC e Apex em São Paulo/ SP. Em 2019, realizou a curadoria da exposição Pessoa (s) que aborda os 30 anos de carreira do paraibano, fotógrafo e diretor de arte Pepe Pessoa na cidade de Caxias do Sul, tendo público de mais de mil pessoas, em duas cidades da Serra Gaúcha, Caxias e Bento Gonçalves. Em 2020, realizará, como produtora, em Caxias do Sul, a exposição inédita na cidade, da artista plástica, dramaturga e produtora cultural Dedé Ribeiro, com curadoria de Francisco Dietrich, intitulada A escolha do Acaso, através da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Caetano Sordi é Cientista Social, Mestre e Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. Foi professor da Área de Humanidades da UCS entre 2016 e 2019. Desde então, atua como técnico da Área de Patrimônio Imaterial do IPHAN/RS.
Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Produz eventos culturais e artistas desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção em Porto Alegre, atuante até os dias de hoje. Já ministrou cursos em várias cidades brasileiras. além de Uruguai, Portugal e Angola. Dirigiu importantes centros culturais (Usina do Gasômetro, Santander Cultural) e criou (juntamente com a equipe da Liga - empresa que é sócia-fundadora) políticas culturais para instituições como Unisinos, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Instituto Ling. Produziu importantes festivais no Brasil, França e Áustria, assim como turnês de artistas gaúchos nos países citados, além de Portugal e Suíça. Dedé também conhece bem o lado do artista, sendo dramaturga premiada e colagista. Desde 2018 mantém o canal de YouTube "É Isso mesmo produção?", com dicas de produção cultural, entrevistas e visitas a centros culturais de diversos países.
Bruno Melo, atualmente, faz a gestão de sucesso de comunidade da plataforma de financiamento coletivo APOIA.se, é produtor cultural, residente em Porto Alegre, e tem experiência em empreendedorismo no setor criativo musical. Em 2011 criou o Traga Seu Show, primeiro site de financiamento coletivo do Rio Grande do Sul para música, que hoje, como produtora, desenvolve e executa projetos musicais com leis de incentivo e financiamentos alternativos. Atuou em eventos como Porto Alegre Jazz Festival, Festival de Música de Nova Prata, Festival El Mapa de Todos, Palco Giratório SESC, KINO BEAT, entre outros. Em 2019 lançou o Circuito Orelhas e Distrito Jazz, projetos que tem trazido diversos shows nacionais e internacionais para os palcos da capital gaúcha. Produziu backstage de shows de Paul McCartney, Guns’n’Roses, Green Day, Elton John, Coldplay, Shakira, Roger Waters, entre outros. Como curador de jazz, atuou no StudioClio e Gramado Jazz & Blues Festival e divulga voluntariamente a cena instrumental do RS através do Jazz ao Sul. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Música por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, na categoria Instrumental.
Paula Valduga é jornalista, especialista em Jornalismo Digital e autora de dois livros (atualmente está escrevendo o terceiro). Em todos os conteúdos que produz, seja na plataforma que for, procura usar uma linguagem humanizada e emotiva, pois acredita que pessoas se inspiram em pessoas e é preciso tocá-las com uma mensagem autêntica e genuína. Após 18 anos atuando em veículos jornalísticos, hoje trabalha com assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, produção de conteúdo para blogs, revistas, sites e, é claro, livros. Ferreira Gullar afirma: “A arte existe porque a vida não basta”. Acredita nisso e usa o jornalismo também como forma de levar cultura e leveza para a vida das pessoas. Para a profissional, todos precisamos da música, do cinema, do teatro, das artes plásticas e de todas as formas de cultura para encararmos melhor os momentos duros da vida. apaixonada por histórias de pessoas e idealista. Acredita que é possível conectar pessoas por meio da comunicação e, com isso, contribuir para a construção de um mundo melhor.
Madeline Juber é graduada em Marketing e especialista em Gestão de Marcas pela Universidade de Caxias do Sul. Sócia-fundadora da Associação de Marketing da Serra Gaúcha e colaboradora do Vivacidade. Atuou na área financeira de uma montadora multinacional, planejamento em agência de propaganda, marketing em um dos maiores grupos de mídia do país e na coordenação do marketing de uma grande operadora de plano de saúde, onde ainda atua. Atualmente, desenvolve atividades que envolvem desde a gestão de marketing até projetos específicos de desenvolvimento ou gestão de marcas e de place branding.
Pepe Pessoa é maquiador, produtor e diretor artístico, com formação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul. Paraibano, nascido em João Pessoa no ano de 1967, radicado em Caxias do Sul desde 1988. Professor no curso de fotografia da Universidade de Caxias do Sul desde 2010, com a disciplina Fotografia e Moda. No Rio Grande do Sul desde 1988 atuando nas áreas de Moda, Artes Cênicas, Publicidade e Beleza.
Márcia Elisa Pezzi é contadora graduada pela UCS (Universidade de Caxias do Sul) e possui especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Claretiano. Trabalha com contabilidade desde 2003, sendo sócia-proprietária do escritório Aspec Contabilidade e Assessoria. Desde 2009 trabalha com projetos culturais em esfera municipal, estadual e federal.
Mín. 14° Máx. 25°