O Farrapos Rugby Clube concretizou a volta das atividades coletivas no Estádio da Montanha nas últimas semanas. Mesmo com o retorno de poucos atletas aos treinamentos, os quais ocorrem momentaneamente somente aos sábados, a equipe alviverde almeja se reestruturar e se fortalecer rapidamente visando a temporada 2021. A equipe feminina e o grupo de atletas da categoria juvenil também já retomaram os trabalhos dentro de campo.
Apesar do cancelamento da temporada de 2020 do rugby gaúcho e também do calendário de competições nacionais, o Farrapos visa intensificar, sobretudo, o recondicionamento físico e técnico com vistas para os futuros campeonatos da modalidade. A equipe alviverde projeta realizar atividades em conjunto com outras equipes do Estado nas próximas semanas. A princípio, o clube vai se juntar ao Serra Gaúcha Rugby Clube, de Caxias do Sul, que também está voltando às atividades coletivas, para colocar em prática os treinamentos realizados durante o retorno.
Outras equipes poderão se unir em breve para a realização de confrontos amistosos, com o objetivo de preparação para a temporada de 2021. Neste ano, ainda há a possibilidade da realização do Seven Rugby Rivera, torneio da modalidade de rugby Sevens (sete jogadores) que ocorre no Uruguai, cujo Farrapos é bicampeão.
Mesmo sem a previsão da definição do calendário para 2021 por parte da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), o treinador Javier Cardozo afirma haver a possibilidade de o Campeonato Brasileiro iniciar logo em janeiro do próximo ano, dependendo do cenário da pandemia. Apesar de se tratar de um rumor, tal fato demandaria de uma “força-tarefa” do time alviverde para a preparação da equipe visando chegar à competição fortalecido em busca do título inédito.
Categorias juvenil e feminina:
Com histórico de revelar atletas para as categorias inferiores da Seleção Brasileira de Rugby e para time principal do Farrapos, a base alviverde segue trabalhando forte dentro de campo, e com um número significativo de atletas, apesar do expressivo período de paralisação dos treinamentos.
O time juvenil do Farrapos, que durante o confinamento permaneceu engajado com trabalhos “à distância”, retornou aos treinamentos presenciais sob o comando de Eduardo Manosso Zanrosso, o Duda, uma vez que Guilherme Coghetto, que também treinava a equipe juvenil, se transferiu para o rugby irlandês. Atualmente, cerca de 20 atletas voltaram às atividades no Estádio da Montanha.
Com uma nova geração de atletas, o time feminino alviverde, comandado por Bruno Marangoni, também voltou aos gramados da Montanha em busca de evolução e visando retomar os conceitos físicos e técnicos da modalidade. O objetivo do clube é conseguir alcançar um número significativo de jovens na categoria para voltar a disputar competições estaduais na próxima temporada.
Aos interessados em se juntar à equipe feminina do Farrapos e ao time juvenil masculino podem se apresentar nos dias de treinamentos das categorias. Ambas as equipes treinam no sábado - o feminino a partir das 9h e o juvenil masculino às 12h.
Mín. 17° Máx. 27°