O Bento Gonçalves Futsal (BGF) entra em quadra, neste domingo (27), às 12h30, para enfrentar o União Independente, de Santa Maria, em sua estreia na Série Ouro de Futsal 2020. A equipe bento-gonçalvense, que não disputa um jogo oficial desde 2019, almeja fazer valer o mando de campo para iniciar a competição estadual com vitória. A rodada de abertura será sediada pela cidade de Bento Gonçalves. Os jogos ocorrem no Ginásio Municipal Darcy Pozza, sem a presença do público, mas com transmissão ao vivo da RDC TV.
Em busca do título inédito, o BGF manteve a espinha dorsal da temporada passada, quando o clube chegou à semifinal da Copa RS e parou nas quartas de final da Série Ouro. Além disso, o elenco comandado por Vaner Flores conta com o reforço de quatro atletas experientes: o goleiro Augusto, ex-Passo Fundo, o beque Rômulo, ex-Cerro Largo, o ala Alfinete, ex-Uruguaianense, e o fixo Lucão, ex-Atlântico.
Essa será a primeira vez que o BGF enfrenta o União Independente, que disputa a sua segunda Série Ouro consecutiva. No ano passado, a equipe de Santa Maria também se despediu da competição estadual nas quartas de final.
Para a disputa da Série Ouro, o BGF contou com aproximadamente 90 dias de preparação. “Diante de tudo que aconteceu de anormal para todos nós, tivemos um tempo muito bacana de preparação, o qual nunca tive aqui no BGF. Sabemos que foram abreviadas algumas coisas, pois seguimos exatamente o que os protocolos nos mandavam. Nas últimas semanas, com a autorização do Estado, transformamos o trabalho de forma muito parecida com aquilo que pensamos em fazer no domingo”, explica o técnico do BGF Vaner Flores.
Nos últimos dias, o BGF intensificou a preparação e realizou trabalhos no horário previsto para o confronto de estreia para adaptação dos atletas. Com todos os testes para Covid-19 negativados, o BGF vai entrar em quadra com força total. Para Vaner, uma vitória em casa é de suma importância para as pretensões do clube na competição.
“Sabemos que não temos que negociar pontos com o União Independente. Respeitamos muito eles, conhecemos poucas coisas do adversário, o que é um grande problema. Mas meu grupo está bem e está trabalhando muito. Temos de transportar os treinos durante esse tempo no jogo e conseguir o resultado que é de suma importância para um começo naquilo que pensamos em almejar, que é chegar na semifinal neste primeiro momento”, pondera o comandante da equipe.
O BGF está no grupo B da Série Ouro, ao lado da atual campeã Assoeva, de Venâncio Aires, SER Itaqui, Guarani, de Frederico Westphalen, e União Independente. No grupo A compõem a chave o Brasil Futsal, de Pelotas, SER Canoense, de Canoas, Rabelo, de Alvorada, Passo Fundo e AES, de Sobradinho.
Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas respectivas chaves em turno único, com rodadas sediadas por municípios que contam com a liberação da prática esportiva. O líder de cada grupo avança diretamente à semifinal, enquanto que o segundo e terceiro colocados das chaves realizam uma repescagem.
O Projeto "BGF Futsal 2020" - É financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS LIE, Lei nº 13.924/2012, através do ICMS que você paga. O clube também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
1ª rodada – Série Ouro (Bento Gonçalves – 27/09)
10h – Assoeva x SER Itaqui
12h30 – BGF x União Independente
15h – AES x Passo Fundo
17h30 – SER Canoense x Rabelo
Mín. 17° Máx. 27°