A árvore frutífera, originária da China que ganhou o mundo e conquistou paladares. A ameixa amarela (cujo nome científico é Eriobotrya japônica) é uma fruta tipo pomo, tal como o marmelo, a pera e a maçã, pertencendo à família Rosaceae. É também conhecida como ameixa de inverno, nêspera, maltês japonês ou ameixa japonesa. Em Portugal é conhecida como magnório.
Esta fruta vem sendo milenarmente cultivada e com o passar dos anos, o seu cultivo foi se espalhando pelo mundo. A Índia é um bom exemplo de país no qual a ameixa amarela se popularizou e seu consumo foi amplamente expandido ao longo dos anos. Com efeito, seu sabor, a um só tempo, picante e doce, tem agradado o paladar de vários povos asiáticos há gerações.
Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez belas flores.
As frutas da ameixa amarela ou nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A casca é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.
O fruto, suculento, possui sabor picante e doce, e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Pode ser comparada à maçã e à pera em muitos aspectos, como a presença de alto teor de açúcar, acidez e pectina. A ameixa amarela pode fazer parte de nossas refeições de várias formas e, melhor ainda, se for consumida in natura e fresca, vamos aproveitar melhor os benefícios que ela confere à nossa saúde.
Na medicina chinesa a nêspera tem utilização terapêutica para tratamento de vários problemas de saúde por ser rica em fibra dietética insolúvel, por conter pectina, que funciona como purificadora do cólon e reduz os níveis de colesterol no sangue. É rica em potássio, importante nutriente para a saúde das células e das funções cardíaca e arterial. O potássio tem a capacidade de manter níveis equilibrados de água no corpo, também promove o desenvolvimento celular e contribui para o bom funcionamento do corpo, sistema nervoso, ossos e músculos.
É uma fruta rica em antioxidantes. Esta substância ajuda a reparar o tecido celular protegendo-o da ação dos radicais livres que causam danos ao DNA e às partes das células. Antioxidantes também têm a capacidade de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de problemas cardíacos. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida.
Possui propriedades desintoxicantes, ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo. Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção.
Excelente fonte de vitamina A, 100g dessa fruta fornece cerca de 1.528 UI ou 51% , dos níveis diários recomendados da necessidade de ingestão desse nutriente. A vitamina A contribui para a saúde da pele, cabelo e visão.
Em sua composição se encontra o manganês que contribui para termos ossos saudáveis. O cobre que faz parte de sua constituição nutricional contribui para o bom funcionamento metabólico de nosso corpo, contribuindo para a produção de hormônios, enzimas e células sanguíneas.
O ferro contido na nêspera é responsável pela a formação das células vermelhas do sangue. O Ferro ajuda a tratar a insônia e melhora a qualidade do sono e os hábitos com a regulação dos ritmos circadianos. A contagem adequada de glóbulos vermelhos pode levar à baixa flutuação da pressão arterial, resultando em problemas de sono. O Ferro ajuda a eliminar a fadiga crônica que ocorre em mulheres e homens. A deficiência pode causar fadiga, que é vital para a hemoglobina. A ingestão diária de alimentos ricos em Ferro ajuda a tornar um saudável, apto, energético, tanto externamente e internamente.
O fruto tem poucas calorias, fornece apenas 47 por 100g. Para quem deseja manter a forma a ameixa amarela ou nêspera é indicada. A fruta pode ser consumida das seguintes maneiras: In natura, combinada com outras frutas frescas, em sucos, vitaminas, sorvetes e saladas de frutas. Por ter a consistência firme é indicada para a confecção de compotas, recheios e coberturas de bolos e tortas doces. A fruta também é boa para fazer licor e geleia.
Geleia de nêspera ou ameixa amarela
Mín. 15° Máx. 18°