A música brasileira perdeu na tarde desta quarta-feira, 16, um dos principais agregadores de artistas de diferentes gêneros musicais, o jornalista Fernando Vieira. Ele faleceu no Complexo Administrativo da Prefeitura de Bento Gonçalves, após sofrer um infarto. A prefeitura de Bento Gonçalves fará um comunicado oficial sobre o falecimento do jornalista.
Fernando Vieira estava em Bento Gonçalves, onde teria uma reunião com o prefeito Guilherme Pasin. Ele estava no Complexo Administrativo da prefeitura, conversando com alguns funcionários, quando sentiu fortes dores no peito e caiu desacordado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e tentaram reanimar o jornalista, sem sucesso.
Fernando Derivi Vieira tinha 72 anos e uma longa carreira como jornalista. Começou a carreira em 1968 TV Difusora de Porto Alegre, no qual foi cinegrafista, trabalhou no departamento de promoções e foi responsável pela programação na inauguração da televisão,em outubro de 1969. Trabalhou 17 anos na TV Bandeirantes e outros 17 na TV Guaíba.
Além de trabalhar como produtor e apresentador dos programas Difusora Gente, exibido nas tardes de domingo, em 1972, e o programa diário chamado Agenda, que tratava de assuntos ligados à sociedade, ao cotidiano e à música. Depois, integrou a mais famosa equipe da televisão gaúcha, no emblemático programa Portovisão. De 1978 a 2005 apresentou o programa Fernando Vieira, na TV Guaíba, e passou a integrar a atração Guaíba ao Vivo, da Rádio Guaíba. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, na qual produziu e apresentou o Programa Zoom, dedicado à música brasileira.
Porém, Fernando Vieira tornou-se nacionalmente conhecido como criador da Festa Nacional da Música. Lançada em 1981, como Festa Nacional do Disco,um evento realizado em Porto Alegre em 11 ocasiões e 3 em Bento Gonçalves. Em 2005 o evento passou a ser batizado de Festa Nacional da Música. Por meio do evento, conhece os principais nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Tim Maia, Sandra de Sá e muitos outros. Em julho de 2016, foi agraciado pela Câmara Municipal de Porto Alegre com o titulo de Cidadão Emérito.[
Mín. 13° Máx. 29°