A Serra Gaúcha voltou à bandeira vermelha, na semana em que o Estado completa seis meses desde a notificação do primeiro caso de coronavírus, em 10 de março. O modelo de Distanciamento Controlado chega à 19ª rodada e colocou, além da região da Serra, mais seis regiões com problemas ligados ao coronavírus.
Os dados mostraram um piora considerável nos indicadores da Serra Gaúcha, principalmente na ocupação de leitos de UTI, bem como o número de óbitos registrados na semana. Apesar da queda para bandeira vermelha, os municípios da Serra devem permanecer com protocolos de bandeira laranja. Desde a 14ª rodada está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior.
O pedido de reconsideração à classificação da bandeira pode ser feito até as 6h de domingo (13/9). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (14/9), por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 19ª rodada começa à 0h de terça-feira (15/9) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (21/9).
Mín. 17° Máx. 27°