13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

APLAUSO: Câmara homenageia Bombeiros em Bento Gonçalves

Moção foi proposta pela bancada do Progressistas no Legislativo devido ao salvamento de idosos na enchente de Santa Tereza.

09/09/2020 às 13h18 Atualizada em 14/09/2020 às 12h27
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar recebeu moção de aplauso por parte da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na tarde desta terça-feira, 8 de setembro. A homenagem aconteceu devido ao salvamento de dois idosos durante a enchente no município de Santa Tereza.

A matéria é de autoria dos vereadores da Bancada do Progressistas (Amarildo Lucatelli, Eduardo Virissimo, Rafael Pasqualotto, Volnei Christofoli e Valdemir Marini). A Bancada reconheceu na Moção, a força-tarefa do Corpo de Bombeiros na Serra, na enchente do mês de julho, destacando em especial, o salvamento de um casal de idosos e de uma cuidadora no município de Santa Tereza. O resgate de Davino José e Mercinda Michelon, 90 e 85 anos, respectivamente, contou com uso de barco, trem, carreta de trator, além de esforço braçal dos agentes. A casa onde eles estavam fica no distrito de Campinhos que ficou totalmente ilhada com a cheia do Rio Taquari.

Foram destacados pela Moção, os bombeiros que atuaram neste salvamento que ganhou visibilidade a nível nacional: 2° Sargento Pablo Guerra Maria, 2° Sargento Mauro Marfins Carvalho, Soldado Thiago Chocho Barreto e o Soldado Vagner Ribeiro Pietro. O comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, Major Márcio Batista, o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul, Tenente-coronel Julimar Fortes, bem como os bombeiros mencionados pela Moção, prestigiaram a votação da matéria. Soldado Pietro esteve representado por sua esposa Ronise.

Em concordância com a Mesa Diretora e com o plenário, o presidente da Casa, vereador Rafael Pasqualotto, concedeu espaço para que a corporação fizesse uso da tribuna, e aproveitando a presença dos mesmo, foi efetuada a entrega da Moção. Em seu pronunciamento, o major Batista agradeceu a referência que o Poder Legislativo presta ao Corpo de Bombeiros e salientou a humanidade e o amor dedicado pelos bombeiros diariamente, mas em especial, a desta operação que salvou o casal de idosos. "Como comandante, nosso orgulho por estar a frente de uma equipe, que demonstra espírito altruísta e voluntarioso, demostrando mais uma vez que o juramento no momento da formatura, não é apenas uma frase, mas o compromisso com a comunidade em que o bombeiro militar serve "destacou Batista.

O comandante do 5º Batalhão de Caxias do Sul, tenente-coronel Fortes, também falou da honra e do orgulho para a corporação receber do Legislativo esta Moção de Aplauso." Quando somos homenageados a partir de uma ação em que nossos combatentes, realizaram em uma situação de extrema dificuldade, mas que demonstraram com sua resiliência, de fazer além daquilo que é normal, eles são merecedores deste reconhecimento. Muito obrigado", finalizou Fortes.  

"Essa é a Casa do Povo, aqui está a representatividade da população. Sintam-se agraciados pela própria comunidade, essa é a ideia dessa singela homenagem. Enquanto muita doença, pandemia ocorre, vocês permanecem firmes, enquanto há descrédito de entidades, vocês permanecem sólidos. Parabéns a toda corporação", destacou o presidente em sua manifestação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários