13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

VOLTA ÀS AULAS: Escolas Infantis privadas de Bento retornam com bom fluxo de alunos

Levantamento aponta que, em várias delas, a ocupação registrada no primeiro dia beira os 50% da capacidade, dentro do limite previsto no novo decreto municipal

08/09/2020 às 20h36 Atualizada em 18/09/2020 às 11h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Jorge Bronzato Jr.
Compartilhe:
Divulgação/Escola Sol do Amanhecer
Divulgação/Escola Sol do Amanhecer

As Escolas Infantis particulares puderam reabrir suas portas nesta terça-feira, dia 8, em Bento Gonçalves, depois de quase seis meses com as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19. Além de obedecerem a uma série de medidas de prevenção, as instituições poderão operar, inicialmente, com 50% da capacidade original, de forma a aumentar o distanciamento entre as crianças e também educadores e demais funcionários.

Conforme já divulgado pelo NB Notícias, a rede privada optou pela retomada de forma escalonada, o que faz com que algumas escolas reabram, de fato, somente na próxima segunda-feira, dia 14. Em levantamento por telefone, junto a alguns dos educandários, a reportagem constatou que a adesão por parte das famílias tem sido relativamente alta – respeitando, contudo, o limite imposto pelo mais recente decreto municipal.

Em pelo menos cinco das creches consultadas neste primeiro dia, o fluxo de alunos já se aproximava do máximo permitido pela norma local. Em outras, a projeção é de que esse quadro esteja completo nas próximas semanas de setembro. De uma forma geral, todas já monitoravam junto aos pais o desejo – e a necessidade – de que os filhos voltassem a ser atendidos,  e a expectativa é de, em breve, poder trabalhar de forma plena dentro da nova realidade.

Mesmo que o recomeço ainda seja permeado por muitas dúvidas, os pedidos pela oferta de turno integral já começaram a ganhar força. "Muitos pais já nos perguntaram sobre o turno integral, porque eles têm uma situação em que precisam que os filhos fiquem o dia todo na escola, pela questão do trabalho e por não ter uma alternativa. Nós mantivemos as aulas remotas e as reuniões com as famílias e sabemos da necessidade de cada uma delas. Acredito que este momento ainda seja de adaptação, depois de tanto tempo sem poder vir para a escola, mas as crianças estão tranquilas e tem tudo para ser um retorno muito bom", avalia a diretora e proprietária da Escola Infantil Sol do Amanhecer (foto), Cleide Roggia.

No caso dela, a escolinha tinha, antes da pandemia, capacidade de atender a 75 crianças. Com a limitação dos 50%, a permissão agora é para acolher até a 37 alunos. Nesta terça-feira, 28 delas já estavam de volta ao espaço. "Já sabíamos que seria assim, esperávamos até mais. Essas crianças que voltaram são de famílias que realmente precisavam desta liberação", completa.

Ao longo do final de semana, a prefeitura promoveu a testagem de todos os profissionais que trabalham na rede particular. De acordo com a administração municipal, foram realizados 276 testes rápidos e apenas três deles apresentaram resultado positivo para Coronavírus. Nestas situações, as pessoas foram encaminhadas para isolamento e tratamento.

A previsão é de que as Escolas Municipais Infantis (EMIs) sejam as próximas a retornarem, no dia 14. Assim como no caso das privadas, a retomada na rede pública é facultativa. Para quem optar que os filhos permaneçam em casa, as aulas remotas continuarão sendo oferecidas.

>>> Confira aqui o protocolo de segurança completo seguido pelas escolas de Educação Infantil da rede particular de Bento Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários