A Prefeitura de Bento Gonçalves autorizou a retomada do transporte de idosos e portadores de necessidades especiais (deficientes) no transporte coletivo da cidade. Além disso, as empresas de ônibus poderão realizar o transporte com o máximo da capacidade dos veículos, o que já vinha acontecendo, mesmo sem a autorização do poder público. A medida vale a partir desta sexta-feira, 4 de setembro.
Em entrevista ao jornal Pioneiro, o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, a liberação do cartão Vino será feita apenas para os idosos e portadores de deficiência. Os estudantes não estão autorizados a utilizar o cartão no transporte coletivo. Esse benefício só passará a valer com o retorno das aulas presenciais.
Outra mudança estabelecida no decreto diz respeito à lotação dos ônibus, tanto do transporte público, quanto do privado. Desde abril, a capacidade máxima permitida era somente a de passageiros sentados. Agora, o limite passa a ser o total comportado pelo veículo, o que corresponde ao dobro do número de assentos.
De acordo com Mesquita o objetivo da liberação é facilitar os deslocamentos da população idosa para a realização de exames e consultas médicas, entre outras demandas. Desde o início da pandemia, a quantidade de passageiros no transporte coletivo de Bento caiu cerca de 60% e o serviço passou a funcionar até as 20h, em vez de ir até a meia-noite. Além disso, a frota também foi reduzida e atualmente opera na faixa dos 70% a 75%.
Mín. 13° Máx. 29°