Um dos símbolos da Operação Lava Jata está deixando o comando dos trabalhos de combate à corrupção no país. O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, vai deixar a força-tarefa da operação. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do MPF e, logo depois, pelo próprio Deltan. Ele coordenou a Lava Jato no MPF do Paraná desde que a operação foi deflagrada, em 2014.
Pelo Twitter, Deltan confirmou a saída. "Sim, é verdade que estou de saída da coordenação da Lava Jato. É uma decisão difícil, mas o certo a fazer por minha família. Continuarei a lutar contra a corrupção como procurador e como cidadão. A Lava Jato tem muito a fazer e precisa do seu e meu apoio", escreveu. Deltan Dalagnol também divulgou um vídeo em que explica a razão de ter saído da Lava Jato. Ele e sua mulher vão se dedicar à saúde de sua filha de um ano e dez meses de idade – que apresentou recentemente sinais de regressão em seu desenvolvimento. O procurador afirmou que a bebê já está em acompanhamento médico, mas que o diagnóstico só ficará pronto em nove semanas. Até lá, a recomendação é que a menina passe por uma série de terapias e tratamentos que vão exigir atenção especial dos pais.
Com a saída anunciada, o procurador da República no Paraná Alessandro José Fernandes de Oliveira deve assumir as funções antes exercidas por Deltan Dallagnol. Oliveira irá chefiar uma equipe de 14 procuradores na Lava Jato."
Confira o vídeo postado pelo procurador