O Governo do Estado pretende retomar as aulas no Rio Grande do Sul no dia 8 ou 15 de setembro. O novo cronograma foi apresentado aos representantes dos prefeitos nesta terça-feira, 1º de novembro, com o retorno começando pela Educação Infantil.
O presidente da AMESNE e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, participou da reunião para dar andamento ao retorno gradativo das atividades escolares presenciais. O encontro virtual foi realizado entre o Governo do Estado, Secretários Estaduais, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Famurs e os 27 Presidentes das Associações Regionais. O Governo do Rio Grande do Sul apresentou e sugeriu um novo cronograma de datas para o retorno presencial, autorizando os municípios para que realizem a retomada das aulas a partir de 8 ou 15 de setembro.
O presidente José Carlos Breda reforçou que os municípios e escolas poderão decidir quando e de que forma as aulas serão retomadas e os pais/responsáveis terão a liberdade para definir a presença dos alunos nas atividades presenciais. Poderão realizar a retomada das aulas, os municípios classificados em bandeira amarela ou que estiverem há duas semanas na bandeira laranja pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.
Com a aplicação dos protocolos obrigatórios de higiene e saúde, as escolas poderão retomar as atividades utilizando 50% das salas de aula, em dias alternados, priorizando a presença dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem ou de acesso ao ensino remoto.
⬇️ Confira o calendário proposto pelo Governo do Estado para as instituições públicas e privadas, o qual será anunciado oficialmente e poderá sofrer alterações nas datas e categorias:
- Educação Infantil: 08 ou 15 de setembro
- Ensino Médio e Superior: 21 de setembro
- Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro
- Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro
- Aulas na Rede de Ensino Estadual: 13 de outubro
Mín. 17° Máx. 27°