O dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o educador físico, é comemorado nesta terça-feira, 1º de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estaduais de Educação Física. Ao professor de Educação Física cabe trabalhar com as habilidades cognitivas das crianças, o equilíbrio, a disciplina e a concentração. E, nas academias, não é diferente. Hoje, um profissional de Educação Física é fundamental para que você tenha bons resultados e evite lesões.
Sabemos que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas. E isso vale para todas as atividades, desde o treino pesado de musculação até a corrida ao ar livre, pois todas elas exigem esforço por parte das articulações e da musculatura. Mas, afinal, por que é tão relevante ter a supervisão de um profissional durante os exercícios? Essa pergunta tem várias respostas. Confira todas elas a seguir e fique totalmente por dentro desse assunto!
1 - Diminuição do risco de sofrer lesões
As lesões são o maior risco para quem se exercita sem a supervisão de um profissional. E isso acontece porque quem pratica atividade física sem orientação acaba fazendo exercícios de maneira inapropriada. Há também casos de pessoas que optam por atividades que estão além dos seus limites físicos. Porém, com o acompanhamento de um professor de Educação Física, essas “falhas” são eliminadas. Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados. Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa.
2 - Melhora do condicionamento físico
O condicionamento físico se refere à musculatura e às funções cardiovasculares e respiratórias. Por isso, existem pessoas que, mesmo fazendo exercícios regularmente, não atingem um bom nível em relação a esse fator, já que algumas atividades não abrangem todos os aspectos relativos a ele. Todavia, um bom educar físico é capaz de desenvolver uma rotina de treinos com atividades que ajudem a acelerar o condicionamento físico do praticante. E isso é essencial, pois reflete diretamente na obtenção de resultados satisfatórios.
3 - Adequação da atividade à meta desejada
Muitas pessoas praticam atividades que não estão em harmonia com as suas metas. Com isso, é gerada uma sensação de incapacidade quando, na verdade, o problema está no tipo de exercício realizado. Por isso, buscar a orientação de um profissional de Educação Física é essencial também nesse sentido. Ele escolhe as atividades que têm maior potencial de levar o praticante a alcançar os seus objetivos, seja perder peso, melhorar as funções cardiorrespiratórias ou ganhar massa muscular.
4 - Mais motivação graças ao apoio do profissional de Educação Física
Em relação à motivação do praticante, o educador físico colabora em dois aspectos. Além de desenvolver uma rotina com atividades diversificadas para evitar a monotonia e, consequentemente, a desmotivação, ele serve como um apoio psicológico. E esse segundo ponto também é fundamental. Afinal, quem nunca deixou de correr alguns metros a mais ou completar uma série na academia apenas pela falta de alguém que desse aquele “empurrãozinho” encorajador?
5 - Obtenção de resultados concretos
Por falar em desmotivação, a falta de resultados concretos também colabora de forma significativa para isso, pois se esforçar constantemente sem obter os efeitos desejados é muito frustrante. Mas, com a orientação de um profissional, é possível evoluir continuamente. Isso acontece principalmente devido às avaliações periódicas feitas pelo educador físico em relação às condições do praticante. Elas apontam os resultados de forma bastante precisa. Assim, pode ser feita uma periodização dos treinos, inclusive acontecendo uma alteração nas metas.
Por esse e todos os outros motivos apresentados, fica bastante claro que ter a supervisão de um profissional qualificado é tão importante quanto se exercitar regularmente. Até porque atividades físicas feitas de maneira equivocada podem ser tão prejudiciais quanto o perigoso mundo da vida sedentária. Por isso, se você já pratica sozinho ou está pensando em começar a fazer exercícios físicos, busque a orientação de um profissional de Educação Física. Isso certamente será determinante para alcançar suas metas em menos tempo e com total segurança.
Mín. 13° Máx. 29°