A Brigada Militar promove nesta segunda-feira, 31, a Operação Marias. A atividade encerra o mês alusivo aos 14 anos da Lei Maria da Penha e ocorre em todos os municípios que contam com patrulha exclusiva destinada a coibir crimes do tipo. Na Serra Gaúcha, a atividade acontece nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha.
Das 9h às 17h desta segunda-feira, 31, os policiais que integram a Patrulha Maria da Penha vão visitar mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas, além de procurar para captura os foragidos por violência doméstica. As principais ações cotidianas da patrulha são justamente a visitação de mulheres com medidas protetivas em vigor. A frequência é definida caso a caso e o objetivo é garantir que o agressor não volte a se aproximar da vítima. O acompanhamento ocorre enquanto durar a decisão judicial que determina o afastamento do autor do crime, normalmente em torno de seis meses.
Além de atuações que visam proteger as mulheres, a Brigada Militar também lançou neste mês a campanha Caixa Lilás, que tem como principal objetivo arrecadar materiais, tais como, agasalhos, alimentos, kits de higiene e outros, e doá-los às vítimas de violência doméstica que são atendidas pelas Patrulhas Maria da Penha. Ao final do dia, serão contabilizados os resultados da Operação na cidade de Bento Gonçalves.
Mín. 17° Máx. 27°