A Serra Gaúcha conseguiu, pela quinta semana consecutiva, permanecer na bandeira laranja. A estabilidade no número de internações hospitalares e também nos óbitos ligados ao coronavírus garantem aos municípios da região a possibilidade de manterem regras mais brandas no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado.
Completando a quinta semana consecutiva de estabilidade, a Serra Gaúcha seguirá, pelo menos, até o dia 8 de setembro na bandeira laranja. Em Bento Gonçalves, por exemplo, a semana teve o menor número de internações ligados à Covid-19 desde o início da pandemia. Apesar disso, os prefeitos alertam que é preciso continuar respeitando o uso da máscara e evitar os casos de aglomeração.
Nesta rodada, pouco mais da metade dos gaúchos está em área previamente classificada com bandeira vermelha: 10 regiões, com 240 municípios e 6,1 milhões de pessoas (54,1% da população), sob risco epidemiológico alto para coronavírus. Nesta 17ª rodada do Distanciamento Controlado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo foram classificadas em vermelho. As outras 11 regiões estão com bandeira laranja (risco médio).
Taquara, Novo Hamburgo e Palmeiras das Missões tiveram melhoras em indicadores e ficaram com nota final compatível com a bandeira laranja. No entanto, as três áreas se mantêm em bandeira vermelha por conta da trava para saída da situação de avaliação de risco alto prevista no modelo (duas ou mais semanas em bandeira vermelha em um intervalo de 21 dias).
Mín. 17° Máx. 27°