17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

FUTEBOL: Divisão de Acesso de 2020 é cancelada

FGF oficializou a decisão após não haver unanimidade entre os clubes para que a competição voltasse a ser realizada.

21/08/2020 às 22h02 Atualizada em 26/08/2020 às 19h24
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Juliano Holderbaum/MasterLynK
Juliano Holderbaum/MasterLynK

Em nova reunião entre os 16 representantes da Divisão de Acesso de 2020 e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, realizada nesta sexta-feira, dia 21, foi decretado o cancelamento da competição devido à pandemia. O campeonato, que já tem cinco meses de paralisação, não será realizado nesta temporada e, portanto, não haverá acesso ou descenso. 

O cancelamento da Divisão de Acesso foi oficializado após não haver unanimidade entre os clubes para o retorno dos confrontos. Enquanto quatro clubes eram a favor da volta dos jogos, dentre eles dois representantes da Serra Gaúcha, Glória e Brasil de Farroupilha, 12 se colocaram contra a retomada da competição, sobretudo devido a inviabilidade da realização dos confrontos no cenário atual de pandemia. Segundo o site Peleia FC, a votação final, 15 tiveram pareceres favoráveis ao cancelamento. Apenas o Glória se manteve contra. 

Além disso, algumas prefeituras não autorizaram a realização das partidas da Divisão de Acesso em seus municípios por conta da pandemia do novo coronavírus.  Em nota, a FGF afirmou que, “por ser uma competição obrigatória, com ascenso e descenso - e não de adesão -, não seria possível viabilizá-la apenas com os clubes remanescentes, o que infringiria o seu Estatuto, o Congresso Técnico e os princípios do Estatuto do Torcedor”. 

Com o cancelamento da Divisão de Acesso de 2020, o Campeonato Gaúcho de 2021 continuará com 12 clubes participantes. Neste ano, portanto, não haverá acesso à elite e nem rebaixamento à Terceirona Gaúcha, a qual também deverá ser cancelada nos próximos dias. 

Confira a nota da FGF na íntegra:

A Federação Gaúcha de Futebol informa que a Divisão de Acesso 2020 está finalizada. A decisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), após nova videoconferência entre os representantes dos 16 clubes e a diretoria da entidade.

A questão da continuidade da competição foi colocada em deliberação após a Federação ter recebido manifestações de clubes no sentido da impossibilidade sanitária, organizacional e financeira. No fim da reunião, houve o reconhecimento de 15 dirigentes pela inviabilidade da retomada do certame na atual temporada.

Do total de 16 participantes, 12 afirmaram não possuir condições de cumprir os protocolos exigidos por órgãos governamentais. A FGF esclareceu que, por ser uma competição obrigatória, com ascenso e descenso - e não de adesão -, não seria possível viabilizá-la apenas com os clubes remanescentes, o que infringiria o seu Estatuto, o Congresso Técnico e os princípios do Estatuto do Torcedor.

Diante do quadro de total excepcionalidade que, lamentavelmente, se impôs, a Federação se colocou à disposição para auxiliar os clubes a negociar com os atletas, visando minimizar eventuais prejuízos financeiros a todos os envolvidos - clubes, jogadores e demais profissionais.

Por fim, a Federação informa que novamente não medirá esforços para que a competição do próximo ano seja tão exitosa quanto a que a entidade esperava para esta temporada.

A entidade ressalta, também, que encontra-se aberta para, em caso de melhoria das condições sanitárias no Estado, propor ainda no presente ano uma competição que congregue o máximo de clubes e profissionais, restabelecendo no território gaúcho a alegria que a prática do futebol propõe.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários